Mano Brown: "O Brasil hoje tá feião e sem maquiagem"

"O Brasil sempre foi feio, mas antes tinha maquiagem", afirmou o rapper em live com o médico Dráuzio Varella; racismo, rap e situação atual do Brasil foram os temas do programa; assista

Reprodução/YouTube
Escrito en DIREITOS el

O rapper Mano Brown, líder dos Racionais, participou no final da tarde desta quarta-feira (24) de uma live com o médico Dráuzio Varella em que falou sobre o racismo, o rap, a pandemia do coronavírus e a atual situação política do Brasil.

De acordo com Brown, o Brasil é um país que se estrutura no racismo e que, por isso, "se desmontar o racismo, o país cai junto".

"Um branco no meio de dois negão é vitima, temos que proteger esse branco. O Brasil é isso aí", disparou o rapper.

Perguntado sobre sua participação em um ato antifascista em São Paulo, Brown disse que alguns podem até considerar um erro a realização de uma manifestação de rua em meio a uma pandemia, já que "a prioridade é a vida".

"Mas tinha que ir", ponderou o líder dos Racionais, informando que foi "convocado" pelos colegas Dexter e Thaíde a comparecer.

"Torcidas organizadas junto, lutando organizado, isso foi uma evolução, uma evolução para um bem maior", considerou.

Para Brown, o movimento antirracista que ganhou força no mundo inteiro após a morte de George Floyd é de extrema importância, mas ele fez questão de comparar o ocorrido com a situação no Brasil, relacionando ainda com a pandemia do coronavírus.

"Momento de pandemia, George Floyd... A periferia lida dum modo diferente também, até com a violência nos Estados Unidos. No Brasil, morre muito mais gente daquele jeito, todo dia", declarou.

Quando Drauzio Varella perguntou o que ele está "achando do Brasil de hoje", Brown foi enfático: "O Brasil hoje tá feião sem maquiagem. Sempre foi feio, mas tinha maquiagem. A gente já falava. Na real, pro favelado, que mora na periferia, ele não tá assustado com essas coisas, George Floyd, Covid... Deveria, mas não está. A luta é constante pra esse pessoal. Acabou a Covid vai pra próxima luta".

Assista à integra da live.

https://www.youtube.com/watch?v=q8x4O4NkBD4&t=2349s