O que o brasileiro pensa?
24 de junho de 2020, 20h51

Mano Brown: “O Brasil hoje tá feião e sem maquiagem”

"O Brasil sempre foi feio, mas antes tinha maquiagem", afirmou o rapper em live com o médico Dráuzio Varella; racismo, rap e situação atual do Brasil foram os temas do programa; assista

Reprodução/YouTube

O rapper Mano Brown, líder dos Racionais, participou no final da tarde desta quarta-feira (24) de uma live com o médico Dráuzio Varella em que falou sobre o racismo, o rap, a pandemia do coronavírus e a atual situação política do Brasil.

De acordo com Brown, o Brasil é um país que se estrutura no racismo e que, por isso, “se desmontar o racismo, o país cai junto”.

“Um branco no meio de dois negão é vitima, temos que proteger esse branco. O Brasil é isso aí”, disparou o rapper.

Perguntado sobre sua participação em um ato antifascista em São Paulo, Brown disse que alguns podem até considerar um erro a realização de uma manifestação de rua em meio a uma pandemia, já que “a prioridade é a vida”.

“Mas tinha que ir”, ponderou o líder dos Racionais, informando que foi “convocado” pelos colegas Dexter e Thaíde a comparecer.

“Torcidas organizadas junto, lutando organizado, isso foi uma evolução, uma evolução para um bem maior”, considerou.

Para Brown, o movimento antirracista que ganhou força no mundo inteiro após a morte de George Floyd é de extrema importância, mas ele fez questão de comparar o ocorrido com a situação no Brasil, relacionando ainda com a pandemia do coronavírus.

“Momento de pandemia, George Floyd… A periferia lida dum modo diferente também, até com a violência nos Estados Unidos. No Brasil, morre muito mais gente daquele jeito, todo dia”, declarou.

Quando Drauzio Varella perguntou o que ele está “achando do Brasil de hoje”, Brown foi enfático: “O Brasil hoje tá feião sem maquiagem. Sempre foi feio, mas tinha maquiagem. A gente já falava. Na real, pro favelado, que mora na periferia, ele não tá assustado com essas coisas, George Floyd, Covid… Deveria, mas não está. A luta é constante pra esse pessoal. Acabou a Covid vai pra próxima luta”.

Assista à integra da live.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum