Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de dezembro de 2014, 10h52

Moçambique reafirma: homossexualidade não é crime

Novo código penal revoga duas leis da época de colônia que aplicavam medidas de segurança “aos que se entregassem habitualmente à prática de vícios contra a natureza”

Por Redação

O presidente de Moçambique Armando Guebuza promulgou o projeto de revisão do código penal que acaba com qualquer dúvida em torno da situação das relações entre pessoas do mesmo sexo no País: homossexualidade não constitui crime.

O novo código penal revogou duas leis da época de colônia que criminalizavam relações “anti-naturais”. Datado em 1886, o antigo código penal aplicava medidas de segurança “aos que se entreguem habitualmente à prática de vícios contra a natureza” (Art. 70 e 71).

A nova lei, que também reafirma o código que não permite a demissão por orientação sexual, foi fruto de um trabalho de lobbies e advocacia iniciado em 2010 pela Associação Moçambicana para a Defesa das Minorias Sexuais (Lambda) junto às organizações da sociedade civil (OSC) e instituições do Estado.

Lambda

A Lambda é uma organização de cidadãos moçambicanos que advogam pelo reconhecimento dos Direitos Humanos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT). Seu objetivo sempre foi pressionar o governo moçambicano sensibilizar, educar e informar a opinião pública sobre o direito ao associativismo e a igualdade entre todos os moçambicanos, independentemente da sua orientação sexual e identidade de género.

Foto: Reprodução Facebook Lambda


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum