Neymar grava vídeo em solidariedade a jogador de 11 anos vítima de racismo

O menino Luiz Eduardo Bertoldo Santiago afirmou chorando ter ouvido do técnico do time adversário dizer: "fecha o preto"

O jogador do Paris Saint-Germain, Neymar, gravou vídeo em solidariedade ao menino Luiz Eduardo Bertoldo Santiago, de 11 anos, que afirmou, durante um torneio de futebol para crianças, em Uberlândia, ter ouvido do técnico do time adversário “fecha o preto”.

“Fala, Luiz Eduardo, aqui é o Neymar. Vi que você passou uma situação completamente chata, triste. Infelizmente, a gente anda passando por esse tipo de coisa que não cabe mais hoje em dia. Quero te desejar força, muita luz, muito amor. Espero que você não desista do que você ama fazer, que é jogar futebol. Pegue isso como força, transforme isso em treino, em dedicação, em amor ao que faz, aos seus pais, à família, a todos, sem cor, sem raça nenhuma. Um beijo, fica com Deus, sucesso, estou na torcida por você. Um abraço”, afirmou Neymar.

Um vídeo gravado depois do jogo mostra o garoto chorando enquanto reclama ter ouvido dentro de campo na partida contra o Instituto S.E.T. pela categoria sub-11. “O cara falava assim: ‘fecha o preto aí, ó!’. Aí eu aguardei para falar no final com os pais. Falou um tantão de vezes”, disse o menino, chorando. 

O perfil da Uberlândia Academy divulgou o vídeo nesta quinta-feira (17), acompanhado do relato de que acionou a Polícia Militar e registrou Boletim de Ocorrência. “De antemão manifestamos que iremos até as últimas instâncias em defesa de nosso aluno e contra mais um ato deplorável que mancha a imagem do futebol”, escreveu o time. 

Lásaro Caiana, o técnico acusado, gravou um vídeo para se explicar: “Como vou ofender um outro irmão de cor? Isso é impensável”, afirmou. Ele conta que foi surpreendido pelo envolvimento do seu nome no caso. De acordo com o treinador, após a partida ele foi questionado se sabia quem havia sido o autor da frase e nesse momento houve uma discussão. 

A página oficial da Caldas Cup comunicou que Caiana foi suspenso do campeonato até que o caso seja esclarecido pela polícia. “A organização estará sempre presente para que os fatos sejam apurados pelas autoridades competentes para que a diferença de cor seja só na camisa”, diz o texto.

Santos chama Luiz Eduardo para jogo teste

O time do Santos entrou em contato com a família de Luiz Eduardo e o convidou para um jogo teste. Além do chamado para a avaliação no ano que vem, o alvinegro da Vila mandará produtos oficiais do clube. O garoto, que sonha em ser jogador de futebol, e seu pai agradeceram o convite.

Com informações do Estadão Conteúdo

Notícias relacionadas

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR