O que o brasileiro pensa?
10 de dezembro de 2018, 17h35

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, Lula é premiado em festival de Madrid

O Festival de Cinema e Direitos Humanos de Madrid, além de premiar filmes, homenageia nomes engajados na luta pelos direitos humanos e, neste ano, Lula e o ativista argentino Santiago Maldonado foram os ganhadores; ex-presidente enviou carta para ser lida na cerimônia

Foto: Ricardo Stuckert

Neste 10 de dezembro, que marca os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e que é tido como o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o ex-presidente Lula vem sendo lembrado em diversas atividades e comemorações. Além dos atos internacionais pela liberdade do petista, o ex-metalúrgico receberá um prêmio, na noite de hoje, do Festival Cinema e Direitos Humanos de Madrid, na Espanha.

Todos os anos, além de premiar filmes, o festival homenageia pessoas engajadas na luta pelos direitos humanos. Neste ano, os vencedores foram Lula e o ativista argentino Santiago Maldonado, ativista argentino desaparecido em 2017 que depois foi encontrado morto. Semanas antes, Maldonado liderava manifestações contra o governo.

O ex-presidente brasileiro, que está encarcerado desde abril em Curitiba, escreveu uma carta que será lida na cerimônia de premiação. No texto, Lula lamenta sua ausência para receber o prêmio por conta  de “uma sentença kafkania” que o condenou por “atos indeterminados”.

O festival Cinema e Direitos Humanos de Madrid estreou com dezenas de filmes de todo o mundo ligados à temática dos direitos humanos no último dia 3.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum