OAB anuncia criação da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão

Levantamento da Fenaj aponta que Jair Bolsonaro promoveu 245 ataques a jornalistas e a veículos de imprensa no primeiro semestre de 2020

Foto: Divulgação/OAB
Escrito en DIREITOS el

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou a criação da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão.

Uma das suas atribuições será implementar um prêmio para profissionais e projetos de destaque na área da liberdade de expressão, de acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

A comissão tem na presidência o advogado Pierpaolo Cruz Bottini e é composta, entre outros, por Alexandre Jobim, Camila Torres, Daniela Ribeiro de Gusmão, Flavio Caetano, Marcos Meira, Marcus Vinicius Coelho, Pedro Dávila, Sérgio Renault, Tiago Asfor Rocha, Taís Gasparian e Thais Marçal.

Ataques

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) havia divulgado, no dia 2 de junho, um levantamento apontando que Jair Bolsonaro promoveu nada menos do que 245 ataques a jornalistas e a veículos de imprensa no primeiro semestre de 2020.

Os ataques foram assim divididos: 211 casos de descredibilização da imprensa, 32 ataques pessoais a jornalistas e dois contra a Fenaj, em um total de dez ataques por semana à atividade jornalística.