O que o brasileiro pensa?
26 de junho de 2020, 17h27

Organizações lançam manifesto pedindo regularização da migração na América Latina

Entidades presentes em cinco países, incluindo o Brasil, mobilizaram a campanha #RegularizaçãoJá nesta sexta-feira

Reprodução/Instagram

Organizações de migrantes da Américas Latina lançaram uma campanha nesta sexta-feira (26) em favor de uma regularização dos migrantes em cinco países em razão da pandemia do novo coronavírus.

Movimentos presentes em Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Peru pedem que os estados “garantam o acesso à regularização migratória nos países que residimos, já que, em muitos casos, a situação irregular impede e/ou dificulta o acesso aos serviços de saúde, de educação, ao trabalho e/ou aos serviços de assistência social, fazendo com que as famílias tenham que romper com as medidas preventivas de isolamento social por força maior”.

O manifesto cita a Resolução 04/2019, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para cobrar os direitos do migrantes. No documento, a CIDH aponta que “os Estados devem incentivar a regularização da migração evitando, em especial, a precariedade das condições de trabalho e outras consequências da situação migratória irregular”.

As organizações, que lançaram as tags #RegularizaçãoJá, #RegularizaçãoMigratóriaJá e #NenhumSerHumanoÉIlegal (nas versões em português e em espanhol), pediram ainda apoio em um abaixo-assinado em favor do PL 2699/2020. O texto, apresentado pela bancada do PSOL, ainda não foi pautado na Câmara.

Confira aqui o abaixo-assinado

Confira aqui, no Jornal GGN, o manifesto.

Com informações do Jornal GGN


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags