Fórumcast, o podcast da Fórum
31 de dezembro de 2017, 11h08

Pesquisa indica que 72% dos negros brasileiros já ouviram “seu cabelo parece bombril”

Levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva aponta que a grande maioria da população negra no Brasil já foi vítima de alguma ofensa racial.

Levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva aponta que a grande maioria da população negra no Brasil já foi vítima de alguma ofensa racial.

Da Redação*

Os negros continuam sofrendo uma série de preconceitos, seja em atitudes ou palavras. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva aponta que a grande maioria da população negra no Brasil já foi vítima de alguma ofensa racial. Alguns números são assustadores: 72% dos entrevistados já ouviram alguma vez a expressão “seu cabelo parece bombril”. As informações são do blog do Ancelmo Gois, de O Globo.

Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.

Das pessoas ouvidas pelo Instituto Locomotiva, 66% já escutaram a frase “preto quando não caga na entrada, caga na saída”. E mais: já ouviram coisas como “trabalho de preto” (51% deles); “seu macaco” (58%); “volta para África” (39%); “volta para senzala” (38%). Ao todo, 89% dos negros entrevistados já ouviram alguma dessas frases ao menos uma vez.

*Com informações do blog do Ancelmo Gois

Foto: YouTube


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum