Fórum Educação
13 de Maio de 2020, 08h44

Presidente da Fundação Palmares usa 13 de maio para homenagear princesa Isabel e desfazer de Zumbi

A postura de Sérgio Camargo é uma clara provocação aos movimentos negros, que criticam a comemoração do 13 de maio por não a considerarem um marco da libertação

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares (Reprodução/Twitter)

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, aproveitou a data de 13 de maio, dia da proclamação da Lei Áurea, para prestar homenagem à princesa Isabel e também “revelar a verdade” sobre Zumbi no site da instituição. Ele promete conteúdo sobre os dois nesta quarta-feira (13).

A postura de Camargo é uma clara provocação aos movimentos negros, que criticam a comemoração do 13 de maio por não a considerarem um marco da libertação e preferem comemorá-la em 20 de novembro, data da morte de Zumbi e Dia da Consciência Negra.

De acordo com Douglas Belchior, historiador e membro da Uneafro Brasil, “o 13 de maio como dia da libertação é uma mentira cívica, como dizia Abdias do Nascimento, e conta com o cinismo escravocrata que é a marca da elite brasileira”.

“O movimento negro desconstrói essas ideias do dia da libertação e da princesa Isabel como libertadora e redentora. Não ignoramos o 13 de maio. Nós o reivindicamos como um dia para refletirmos sobre a mentira construída, sobre a abolição inacabada. A população negra continua estruturalmente no mesmo lugar em que estava no dia seguinte à abolição”, completa.

O deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PSL-SP), descendente da princesa Isabel, apoia a iniciativa de Camargo e diz que é bem-vinda, independentemente de qualquer viés ideológico.

“Recontam a história de maneira fantasiosa e deturpada. Zumbi dos Palmares era escravagista. Não era como explorador, grande fazendeiro. Mas que ele tinha escravos, tinha. E que tinha vida conturbada no seu contexto tribal, tinha”, diz.

Com informações da coluna de Mônica Bergamo


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum