Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de janeiro de 2019, 16h50

Sob gestão do MEC de Bolsonaro, instituto retira vídeos de esquerda de TV para surdos

Pela primeira vez, o ministro da Educação não escolheu o primeiro lugar da lista tríplice interna para a diretoria do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e, desde que nomeou o segundo lugar, apoiador de Bolsonaro, vídeos de filósofos de esquerda como Marx ou sobre direitos LGBT têm "sumido" da primeira Web TV para surdos do país

Reprodução/TV Ines

Alunos, professores e funcionários do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), órgão do Ministério da Educação, têm denunciado nos últimos dias o que chamam de “censura” na TV Ines. Ligada ao Instituto, trata-se da primeira web TV para surdos do país com extensa grade de programação sobre diferentes assuntos em libras.

Leia também: Sob intervenção de Bolsonaro, programa “Sem Censura” é suspenso na TV Brasil

Com base nos relatos, a reportagem da Fórum confirmou que no site da TV Ines não estão mais disponíveis inúmeros vídeos, a maior parte deles sobre filósofos, feminismo, esquerda e direitos LGBT. Foram retirados do ar, por exemplo, programas temáticos sobre Karl Marx, Friedrich Engels, Nietzsche, Antonio Gramsci, Adorno, Marilena Chauí, entre outros.

Além desses, foram derrubados vídeos que continham o verbete “esquerda”, “feminismo” e ainda um programa específico sobre direitos LGBT. A falta dos vídeos foi constatada por uma aluna de Pedagogia que, diante da renúncia do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ao mandato, resolveu, na semana passada, procurar uma entrevista que o parlamentar havia dado ao canal. Para sua surpresa, o vídeo não estava mais disponível.

À Fórum, uma aluna do instituto que preferiu não ser identificada para evitar represálias informou que inúmeros alunos e funcionários estão revoltados com a situação, mas que muitos apagaram suas postagens das redes sociais e têm evitado manifestações públicas sobre o caso, também temendo retaliações.

Coincidências bolsonaristas 

O temor por retaliações se dá pelo fato de que o “sumiço” dos vídeos de esquerda da TV Ines coincide com a nomeação da nova diretoria do instituto, no último dia 19. Paulo André Martins de Bulhões foi escolhido pelo ministro da Educação, o “olavista” Ricardo Vélez Rodríguez, para dirigir o Ines pelos próximos 4 anos.

Bulhões concorreu na eleição interna que consolidou a lista tríplice do Instituto, onde sua chapa ficou em segundo lugar. A chapa mais votada foi a de Solange Maria da Rocha, mas Vélez Rodrígues, desrespeitando a tradição do instituto, nomeou como diretor o segundo lugar, e não o primeiro, como é de praxe.

Não à toa. Fontes ouvidas pela Fórum informaram que Bulhões era apoiador do presidente eleito Jair Bolsonaro, chegando até mesmo a fazer campanha em seu Facebook. Depois que foi nomeado para a direção do Instituto, apagou de suas redes sociais qualquer sinal de apoio à Bolsonaro, presidente que se elegeu prometendo acabar com a “doutrinação esquerdista” nas escolas.

Naturalmente, a remoção dos vídeos da TV do Instituto tem sido diretamente relacionada por alunos e professores à inclinação política do atual diretor e sua nomeação para o cargo. “Na atual situação política do país, a qual nosso ‘atual diretor’ concorda, descobrimos hoje que já estamos sofrendo censura”, escreveu uma aluna da graduação no Facebook ao fazer uma postagem sobre o “sumiço” dos vídeos.

A retirada de parte do conteúdo da TV apenas confirma, para muitos dos estudantes e professores, o cunho político da nomeação do novo diretor. A maior parte deles reconhece a competência técnica de Bulhões e de todos que compunham a lista tríplice, mas atentam para o fato de que ao escolher o segundo lugar, o ministro da Educação fere a autonomia da instituição de ensino, que tradicionalmente tem como diretor o mais votado.

“Infelizmente, vivemos um momento em que a autonomia e democracia das instituições federais de ensino estão sendo frontalmente ameaçadas”, escreveu a Assines (Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Educação de Surdos) em nota sobre a nomeação da nova diretoria.

Os servidores denunciam ainda que, antes da eleição, todos os que ficaram entre os mais votados e compuseram a lista tríplice se comprometeram a não assumir o cargo caso não tivessem sido o primeiro lugar.

Diante do impasse, a diretoria de Paulo Bulhões divulgou uma nota em que justifica o fato de ter aceitado o cargo, mesmo tendo se comprometido a não o fazer, e afirma que “recusar a indicação do Ministério da Educação poderia representar desacato à lei”. Confira a íntegra da nota aqui.

O Ministério da Educação, por sua vez, justificou a escolha do segundo lugar, Bulhões, pelo fato do atual diretor ser surdo, o que seria mais “adequado” para o cargo que vai exercer e representaria o primeiro diretor surdo do instituto desde sua fundação. O ministro, no entanto, ignorou o fato de que Nelson Pimenta, vice de Solange, a mais votada, também é surdo.

Outro lado

Fórum entrou em contato com o Instituto Nacional de Ensino de Surdos (Ines) e com o Ministério da Educação (MEC) para obter esclarecimentos sobre a retirada dos vídeos citados nesta matéria da TV Ines. O MEC retornou com uma nota oficial assinada pelo diretor do Ines, Paulo Burlhões, que diz ter sido “surpreendido” pela notícia da retirada dos vídeos da plataforma e informou que será aberta uma sindicância para apurar os fatos.

Confira, abaixo, a íntegra da nota.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum