#Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de dezembro de 2018, 16h57

Somente partidos de esquerda comparecem à sessão solene do AI-5 na Câmara

Somente deputados do PT, PSOL, PSB, PCdoB e PDT compareceram à sessão que relembrou os 50 anos do AI-5 e homenageou as vítimas da ditadura; parlamentares de outro partido apenas marcaram presença no sistema da Câmara e foram embora

Reprodução/Twitter

A edição do decreto que instituiu o Ato Institucional Número 5 (AI-5) em 1968 completa, nesta quinta-feira (13), 50 anos. Com o intuito de fazer um alerta sobre as atrocidades do período e homenagear as vítimas do regime militar, foi realizada na tarde de hoje uma sessão solene na Câmara dos Deputados. A maior parte dos parlamentares, no entanto, ignorou a atividade.

Compareceram à sessão solene somente deputados de partidos de esquerda e centro-esquerda:  PT, PSOL, PSB, PCdoB e PDT.

Os deputados das outras legendas, incluindo a do presidente eleito, que é saudosista da ditadura, apenas compareceram à Câmara para registrar presença no sistema eletrônico da Casa e foram embora.

“AI-5, editado há meio século, e suas atrocidades, louvadas por muitos dos que venceram as eleições, lembrado na Câmara dos Deputados. Só PSOL, PSB, PT, PC do B e PDT compareceram”, escreveu o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) em seu Twitter. O psolista, inclusive, conduziu o encerramento da sessão com a leitura de um poema de Alex Polari, jovem torturado aos 20 anos pelos agentes repressores da ditadura.

Assista.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum