Fórum Educação
03 de agosto de 2019, 12h18

Brasileira Valentina Sampaio é primeira modelo trans da Victoria’s Secret

"Um sonho realizado e que representa muito", disse Valentina em seu instagram. A notícia foi muito comemorada nas redes sociais. A Victoria's Secret já foi alvo de críticas por alta de diversidade.

Reprodução/Instagram

Depois de ser capa na Vogue, a modelo cearense Valentina Sampaio se tornou a primeira mulher trans a ser contratada pela marca Victoria’s Secret. A marca vinha sendo criticada pela falta de diversidade nas passarelas e chegou a cancelar seu desfile anual em 2019 que ocorre desde 1955.

Valentina Sampaio publicou em seu instagram uma foto participando de ensaio fotográfico pela linha Pink, a mais jovem, da marca. “Um sonho realizado e que representa muito”, disse. Seu seguidores comemoram muito a notícia, que gerou grande repercussão nas redes sociais.

O blogueiro Hugo Gloss foi um dos que comemorou a notícia no Twitter: “Que orgulho, Brasil! a modelo brasileira Valentina Sampaio será a primeira modelo transgênero da Victoria’s Secret!”. Ele ainda torceu para Valentina se tornar uma “angel”, categoria das principais modelos da marca.

Show das Angel’s

As “angels” são as modelos que participam do Victoria’s Secret Fashion Show, que era realizado anualmente desde 1955. Esse ano, a marca decidiu cancelar a apresentação, alvo de muitas críticas por ter “parado no tempo”. Segundo Vívian Sotocórno, da Revista Vogue, “o desfile fazia sentido em uma época que a moda valorizava um único padrão de beleza. Mas a indústria mudou”.

Um executivo da marca, Edward Razek, chegou a dizer que não achava necessário mulheres trans e plus size no show. “Não, não, acho que não devemos [ter modelos plus size e transsexuais]. Bem, porque não? Porque o show é uma fantasia. É um especial de entretenimento de 42 minutos”, disse no fim do ano passado.

Entre as brasileiras que viraram angels estão Gisele Bundchen, Alessandra Ambrósio e Fernanda Tavares.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum