Entrevista exclusiva com Lula
14 de março de 2019, 17h37

VÍDEO: Buenos Aires presta homenagens a Marielle Franco

Militantes espalharam pela capital argentina placas com o nome da ex-vereadora e preparam uma manifestação no Obelisco

Fotos e vídeo: Coletivo Passarinho

Não é somente no Brasil que Marielle Franco e Anderson Gomes estão sendo homenageados nesta quinta-feira (14), dia que marca um ano dos assassinatos de ambos. Buenos Aires, capital argentina, programou inúmeras ações para lembrar o legado de luta da ex-vereadora.

Militantes na capital argentina espalharam placas com o nome de Marielle. Outra iniciativa do grupo foi mudar o nome de uma estação de metrô para “Rio de Janeiro Marielle Franco”. A medida foi organizada pelo Coletivo Passarinho e por brasileiros que moram na capital argentina.

Além das ações em locais públicos de Buenos Aires, está programado para as 18 horas um ato em homenagem a Marielle no Obelisco, o ponto turístico mais tradicional e reconhecido da cidade.

Algumas das principais entidades ligadas aos direitos humanos da Argentina se juntaram à iniciativa, além de sindicatos, jornalistas e personalidades destacadas pela luta por direitos, entre elas Anistia Internacional, Madres de Plaza de Mayo e Abuelas de Mayo, conhecidas pela resistência à impunidade dos atos da ditadura argentina (1976-1983).

Berlim

A Alemanha também reverenciou Marielle Franco. Em Berlim, cerca de 180 pessoas, entre brasileiros e alemães, marcharam pelas ruas da capital para homenagear a ex-vereadora, e protestar contra o governo de Jair Bolsonaro.

Assistam ao vídeo:

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum