Vídeo: Militar que comanda Funai no MT agride líder indígena Xavante na sede da instituição

A Apib denunciou a situação: "Mais um ato de violência e desrespeito contra os povos"

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasi (Apib) divulgou um vídeo em suas redes sociais neste sábado (22) que mostra o coordenador da Funai regional Xavante da Funai, Álvaro Luís de Carvalho Peres, agredindo um líder do povo Xavante, identificado como Zé Maria, na sede do órgão em Barra das Garças (MT).

“Vídeo mostra agressão de militar, coordenador da regional Xavante da Funai, em Barra do Garças (MT), contra liderança do povo Xavante. A Apib denuncia e repudia as agressões cometidas contra o ancião em mais um ato de violência e desrespeito contra os povos”, diz publicação da Apib.

Segundo o portal Muvuca Popular, as agressões foram registradas por câmeras do circuito interno da sede da Funai. Peres alegou que as imagens foram editadas e que foi o indígena quem o atacou. A Polícia Federal investiga o caso.

Peres, que é capitão do Exército, foi nomeado para o posto em setembro de 2020.

Com informações do Muvuca Popular e do RDNews

Assista:

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina