Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de agosto de 2019, 16h58

VÍDEO: Saiba quem foi Brilhante Ustra, o “herói” de Bolsonaro

Presidente voltou a chamar o Carlos Alberto Brilhante Ustra de "herói nacional" no mesmo dia em que recebeu, para um almoço, a viúva daquele que é considerado o maior torturador da ditadura militar; saiba, em um minuto, quem foi o ídolo de Bolsonaro

Montagem/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a saudar nesta quinta-feira (8) a memória do torturador e coronel Brilhante Ustra, chefe do DOI-Codi durante a ditadura militar. Para o presidente ele é um “herói nacional”. Ustra morreu em 2015, aos 83 anos.

A fala sobre Ustra foi feita no mesmo dia de um almoço entre o presidente e Maria Joseíta Silva Brilhante Ustra,   viúva daquele que é considerado o maior torturador da ditadura militar brasileira.

O DOI-Codi era o órgão de repressão política no período do governo militar. Entre 29 de setembro de 1970 a 23 de janeiro de 1974, período em que o coronel esteve à frente do DOI-Codi, foram registradas ao menos 45 mortes e desaparecimentos forçados, de acordo com relatório elaborado pela Comissão Nacional da Verdade.

O relatório final da Comissão da Verdade apontou 377 pessoas, entre elas Ustra, como responsáveis diretas ou indiretas pela prática de tortura e assassinatos durante a ditadura.

Em 2008, Ustra tornou-se o primeiro militar condenado pela Justiça pela prática de tortura durante o regime.

Saiba em menos de um minuto, no vídeo abaixo, quem foi o “herói” de Bolsonaro.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum