Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de outubro de 2019, 16h46

Viúva de Marielle, Monica Benicio pede liberdade para Preta Ferreira. VÍDEO

De acordo com Monica, é necessário reivindicar urgentemente a liberdade da ativista, presa injustamente, sem provas, em mais um caso de prisão política

Foto: Divulgação

A arquiteta e militante dos direitos humanos, Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, gravou um vídeo para defender liberdade para Preta Ferreira. A ex-vereadora pelo PSOL-RJ foi assassinada em março de 2018, junto com o motorista Anderson Gomes, em crimes ainda não solucionados.

Ativista da luta por moradia, Preta está presa preventivamente já há mais de 100 dias, junto com outros líderes do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e da Frente de Luta por Moradia (FLM). Todos são acusados de extorsão, por suposta cobrança de uma taxa de moradores em condomínios ocupados do centro de São Paulo.

“Marielle era vereadora no Rio de Janeiro, executada há um ano e meio num crime político, e o Estado ainda não respondeu quem mandou matá-la. Marielle era uma mulher negra, defensora dos direitos humanos. Ela, você deve saber quem é. E Preta Ferreira, já ouviu falar?”, perguntou Monica.

De acordo com ela, é necessário reivindicar urgentemente a liberdade da ativista, presa injustamente, sem provas, em mais um caso de prisão política.

“Quem não está do lado da luta de Preta, não está do lado da democracia. Quem não cobra justiça por Marielle, não está do lado da democracia. Aceitar a prisão de Preta e a execução de Marielle é aceitar a barbárie e o fim do Estado democrático de direito no Brasil”, destacou

“Mulher, preta, pobre”

Um dos trechos do vídeo reproduz parte da entrevista que Preta concedeu à Rádio Brasil Atual, em julho, realizada na Penitenciária Feminina de Santana, em São Paulo.

“Estou presa porque nasci mulher, preta, pobre, num país onde quem manda são os homens brancos, racistas e machistas. Estou presa porque briguei lá fora pelos meus direitos constitucionais. Quem deveria estar preso é quem não cumpriu com esses deveres. Moradia é um direito constitucional”, afirmou.

Assista ao vídeo:

Com informações da RBA

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum