Imprensa livre e independente
18 de junho de 2019, 10h24

Donald Trump prepara campos de concentração para imigrantes latinos nos Estados Unidos

Reportagem do diário mexicano La Jornada revela que o governo de Trump usará uma base militar em Oklahoma com centro improvisado para receber milhares de imigrantes

Presidente dos EUA quer construir um muro na fronteira com o México (Foto: Divulgação)
Artigo do correspondente estadunidense David Brooks, para o diário mexicano La Jornada desta terça-feira (18), afirma que o governo de Donald Trump pretende criar campos de concentração para imigrantes, nos quais pretende alojar famílias inteiras de latino-americanos que tentam ingressar ao país e onde poderia retomar a política de separar os menores de idade de suas famílias. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo A reportagem traz uma entrevista com a historiadora e também jornalista Andrea Pitzer, especialista em campos de concentração. Ela diz que “a política migratória do governo...

Artigo do correspondente estadunidense David Brooks, para o diário mexicano La Jornada desta terça-feira (18), afirma que o governo de Donald Trump pretende criar campos de concentração para imigrantes, nos quais pretende alojar famílias inteiras de latino-americanos que tentam ingressar ao país e onde poderia retomar a política de separar os menores de idade de suas famílias.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

A reportagem traz uma entrevista com a historiadora e também jornalista Andrea Pitzer, especialista em campos de concentração. Ela diz que “a política migratória do governo de Trump se caracteriza por diversas violações aos direitos humanos e às liberdades civis, entre as quais está a detenção massiva de civis sem acesso à Justiça, que é um dos fatores que configuram um sistema de campos de concentração”.

A reportagem de Brooks também revela que o governo de Trump usará uma base militar em Oklahoma, que seria um dos campos improvisados para receber milhares de imigrantes. Além disso, o correspondente também cita uma matéria do New York Times sobre a manutenção da política de separar os menores imigrantes de suas famílias, após serem detidos nas fronteiras.

Veja também:  Bolsonaro sinaliza vice evangélico em 2022: "Pode ser. Não quero queimar o Mourão agora"

Trum também publicou nesta segunda-feira (17), em sua conta de twitter, uma mensagem na que afirma que “o governo expulsará milhões de imigrantes ilegais do país”, através de um novo processo que se iniciará a partir da próxima semana.

“Sua saída será tão rápida quanto a sua entrada”, afirmou o mandatário estadunidense, que também felicitou o governo do México, por fortalecer suas leis de imigração, tornando mais difícil a vida das caravanas de centro-americanos que tentam chegar por terra aos Estados Unidos.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum