Imprensa livre e independente
04 de julho de 2019, 08h46

Donald Trump quer alterar censo e incluir pergunta: “Você é um cidadão dos EUA?”

Fã confesso de Trump, desde antes de que assumisse a Presidência dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro também está propondo reformulações no censo realizado no Brasil, com a desculpa de que é preciso reduzir gastos

Bolsonaro e Trump (Foto: Alan Santos/PR)
Dando continuidade à sua política xenofóbica de caça aos imigrantes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (4) pelo Twitter que está trabalhando para incluir uma pergunta “simples e básica” no censo de 2020: “Você é um cidadão dos EUA?” “É muito importante para o nosso país o simples e básico “você é um cidadão dos Estados Unidos?”, questão a ser autorizada para ser perguntada no censo 2020. Os departamentos de comércio e de Justiça estão trabalhando muito duro para isso, mesmo no dia 4 de julho”, tuitou Trump, em inglês, referindo-se ao feridado da independência, comemorado...

Dando continuidade à sua política xenofóbica de caça aos imigrantes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (4) pelo Twitter que está trabalhando para incluir uma pergunta “simples e básica” no censo de 2020: “Você é um cidadão dos EUA?”

“É muito importante para o nosso país o simples e básico “você é um cidadão dos Estados Unidos?”, questão a ser autorizada para ser perguntada no censo 2020. Os departamentos de comércio e de Justiça estão trabalhando muito duro para isso, mesmo no dia 4 de julho”, tuitou Trump, em inglês, referindo-se ao feridado da independência, comemorado nesta quinta-feira.

Fã confesso de Trump, desde antes de que assumisse a Presidência dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro também está propondo reformulações no censo realizado no Brasil, com a desculpa de que é preciso reduzir gastos.

Veja também:  Perdida na guerra semiótica, esquerda agora ataca Tabata Amaral

Com isso, Bolsonaro pretende “economizar” nas perguntas e retirar da pesquisa nacional conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) questões relacionadas a rendimento, migração e posse de bens.

Durante visita aos EUA em março, em entrevista ao canal Fox News, Bolsonaro declarou que “a maioria dos imigrantes não tem boas intenções”, ao fazer a defesa da construção do muro na fronteira com o México por Trump.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum