ELEIÇÕES 2022

Guedes e Bolsonaro querem deixar salário mínimo e aposentadoria sem correção pela inflação

Proposta do presidente segue escondida e só deve ser apresentada após a realização do segundo turno

Guedes e Bolsonaro querem deixar salário mínimo e aposentadoria sem correção pela inflação.Créditos: Foto: Alan Santos/PR
Escrito en ECONOMIA el

Enquanto Bolsonaro (PL) corre o país em busca de um novo mandato, o ministro da Economia, Paulo Guedes, prepara uma proposta para eventual novo governo de extrema direta. A ideia é que o chamado "novo marco econômico" só seja apresentado após a realização do segundo turno, caso o presidente conquiste mais quatro anos à frente do Palácio do Planalto. 

Na nova proposta econômica, Paulo Guedes propõe o fim da correção pela inflação passada do salário mínimo e dos benefícios previdenciários. A ideia é apresentar uma proposta de emenda constitucional (PEC) no dia seguinte ao segundo turno. 

- Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes  

Segundo informações da Folha de S. Paulo, que teve acesso ao plano econômico de Guedes, a proposta estabelece que o salário mínimo e os benefícios previdenciários "deixam de ser vinculados à inflação passada [...] a nova regra considera a expectativa de inflação e é corrigido, no mínimo, pela meta de inflação". 

Com a mudança proposta por Guedes, abre-se a possibilidade de uma correção do salário mínimo e dos benefícios previdenciários abaixo da inflação. Ou seja, o plano de Guedes prevê uma não atualização do salário mínimo, diminuindo ainda mais o poder de compra das famílias brasileiras. Bolsonaro e Guedes pretendem congelar o salário e as aposentadorias. 

Por meio de suas redes sociais, o líder do MTST e deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) fez uma alerta à população de que, caso Bolsonaro se reeleja, no dia seguinte vai congelar salários e aposentadorias mediante a nova proposta de Guedes.

 

 

- Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes 

 

 

Com informações da Folha de S. Paulo.