FRACASSO

Números do FMI enterram política econômica de Guedes e Bolsonaro, aponta estudo

Defendida por uma série de setores do mercado financeiro, política de Guedes não trouxe grandes resultados para o país

Números do FMI enterram política econômica de Guedes e Bolsonaro, aponta estudo.Créditos: Foto: Alan Santos/PR
Escrito en ECONOMIA el

O ministro Paulo Guedes, desde que assumiu o comando da política econômica do governo do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fazia questão de defender teses neoliberais e a privatização de todas as estatais, entre elas a Petrobras. 

No entanto, apesar do falatório de cunho neoliberal, estudo encomendado pela CNN Brasil à Austing Rating, e que teve como base os dados dos relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI), mostra que hoje o Brasil tem a pior participação no PIB Mundial. 

De acordo com o estudo, o Brasil tem a menor participação no PIB mundial desde 1980 e vai encerrar o ano de 2022 com 2,3% de participação. 

Segundo Carlos Braga, ex-diretor do Banco Mundial e professor da Fundação Dom Cabral, "a participação do Brasil no PIB mundial estava aumentando até 2012, aumentou a ponto de o Brasil se transformar na sétima economia do mundo". Atualmente, o país ocupa a 10ª colocação. 

A série histórica do FMI, que começou em 1980, mede a participação do país no PIB global por meio da paridade de poder de compra (PPC). Métrica que serve para comparar as moedas de vários países por meio de um índice de poder compra. 

Cabe destacar, que os dois primeiros governos Lula (2002-10) registraram a maior média de crescimento do PIB, em torno de 4,1%.

 

 

Com informações da CNN Brasil. 
 

Temas