BANCO CENTRAL

BC libera site com dinheiro esquecido em bancos; saiba como consultar

Plataforma permite aos interessados consultar e resgatar valores que tenham sido esquecidos em instituições financeiras

Créditos: (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Escrito en ECONOMIA el

O Banco Central liberou nesta segunda-feira (14) a plataforma para consultar se você tem dinheiro esquecido em bancos ou instituições financeiras para saque. O site é https://valoresareceber.bcb.gov.br, e as consultas serão feitas somente através deste endereço.

Segundo o BC, a estimativa é que haja R$ 8 bilhões esquecidos nos bancos. Caso o usuário tenha valores a receber, será informado a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo. As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) - Período de agendamento (consulta e resgate) 

  • Antes de 1968  - 7 a 11/3 - 12/3 (repescagem)
  • 1968 e 1983 - 14 a 18/3 - 19/3 (repescagem)
  • Após 1983 - 21 a 25/3 - 26/3 (repescagem)

Como fazer a consulta e resgatar o dinheiro?

  • Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
  • Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
  • Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  • Quando receber o agendamento, confira se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Consulte novamente e receba a mesma informação;
  • Não deixe de voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Se não comparecer nessa data e período, você terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

O Banco Central emitiu, ainda, algumas recomendações para que os usuários não caiam em golpes. A instituição financeira reitera, por exemplo, que não envia links nem entra em contato com a pessoa para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

"Ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Portanto, nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe", orienta o BC.

O beneficiário que tiver valores a receber poderá pedir o resgaste com uma chave Pix. Se ela não for disponibilizada, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.

Leia também:

Banco Central comunica vazamento de dados de 160 mil chaves Pix

Com Brasil arruinado, Bolsonaro usará Pix como exemplo de sucesso de seu governo

Banco Central derruba projeção para economia em 2022 para próximo de zero