ECONOMIA

Inflação: 96% da população percebeu aumento de preços, diz pesquisa

Nos dois primeiros meses do ano, inflação acumula alta de e 1,56% e, nos últimos 12 meses, de 10,54%. Estudo foi feito antes do anúncio do aumento da gasolina, diesel e gás de cozinha.

Preço dos alimentos puxou a inflação de feveiro.Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Escrito en ECONOMIA el

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11) revela que 96% da população percebeu a alta da inflação nos últimos meses.

Segundo o estudo, 69% dizem que os preços aumentaram muito - eram 71% em fevereiro. Outros 27% afirmaram que os preços subiram - eram 25% no mês anterior.

A pesquisa mostra que apenas 2% dizem que os preços foram mantidos e 1% que reduziram. 

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, divulgados nesta sexta mostram que a inflação de fevereiro chegou a 1,01% - a maior variação para um mês de fevereiro desde 2015, quando o índice foi de 1,22%. 

No ano, o IPCA acumula alta de 1,56% e, nos últimos 12 meses, de 10,54%. 

Alta continua

A pesquisa mostra ainda que para 27% os preços ainda devem aumentar muito. Outro 45% acreditam que a alta segue nos próximos meses - 15% dizem que ficarão iguais e 9% apostam na redução.

O estudo foi realizado entre os dias 7 e 9 de março, antes do anúncio do aumento dos combustíveis e do gás de cozinha.

Para o economista Marcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o reajuste vai provocar um efeito cascata nos preços e gerar um cenário de caos no país em meio às eleições.

"O cenário eleitoral será de forte desemprego, alta da inflação e ausência de perspectiva de crescimento econômico. Um cenário muito polarizado, do ponto de vista político eleitoral, e de um governo que, após 4 anos, entregará um país muito pior do que recebeu de [Michel] Temer, de uma economia que já não se encontrava num plano adequado", disse Pochmann à Fórum.

Veja mais dados da pesquisa.

Temas