CIDADANIA

Ação gratuita estimula economia criativa para trabalhadores afetados pela pandemia

Nós: criação, trabalho e cidadania, realizado pelo Sesc São Paulo, busca estimular empreendedorismo social com 40 atividades gratuitas em 19 unidades.

Oficina de economia criativa desenvolvida pelo Sesc SP na ação Nós.Créditos: Divulgação/Sesc SP
Escrito en ECONOMIA el

A ação em rede Nós: criação, trabalho e cidadania, realizada pelo Sesc São Paulo entre 18 e 27 de março, tem, entre seus objetivos, dar destaque a iniciativas que estimulam o empreendedorismo social por meio da economia criativa, inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento comunitário sobretudo entre as populações mais afetadas pela pandemia de Covid-19.

A iniciativa acontece após uma percepção: a partir de 2020, com a necessidade do isolamento social imposto pela pandemia, empreendimentos e pequenos produtores se depararam com demandas concretas de inclusão e de ampliação de seu repertório digital para não apenas manter contato entre seus pares, mas, também, para seguir com trocas de saberes, criar alternativas de comunicação ou mesmo iniciar a comercialização de seus produtos nas redes sociais.

Neste ano, e com o gradativo retorno das ações presenciais, os produtores retomam suas atividades e carregam consigo um conjunto de experiências que fortaleceram o trabalho coletivo e sua readequação à realidade virtual. Exemplo disso é o evento de abertura, o bate-papo “Feiras: diversidade, protagonismo e trabalho em rede”, que se realizará em 18/3, no Sesc Pinheiros, que contará com mediação de Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, reconhecida como o maior evento de cultura negra da América Latina. 

Todo o conceito da ação Nós reflete-se em uma extensa programação que conta com a participação de 19 Unidades (capital, região metropolitana, interior e litoral) e inclui 40 atividades gratuitas. Um conjunto de exemplos e propostas que fortalecem a troca de experiências, pensamentos e questionamentos que possam, ao circular mais amplamente, se constituir como elementos catalizadores de transformações, construções de conhecimentos e projetos entre os participantes. Para saber mais, acesse www.sescsp.org.br/projetos/nos/

Temas