GOVERNO BOLSONARO

"Liquidação" da Eletrobras: Relator da privatização pede retirada de pauta do julgamento de privatização

Documento solicitando a movimentação foi cadastrado às 11h45; ainda não há definição sobre o assunto

Bolsonaro e Paulo GuedesCréditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en ECONOMIA el

Conforme a Fórum vem denunciando o entreguismo das estatais, a pauta sobre a privatização da Eletrobras, aguardada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) segue suspensa. Nesta quarta-feira (18), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, relator do processo de privatização da estatal na corte, pediu a retirada de pauta do tema do Pleno previsto para iniciar às 14h30. 

O documento solicitando a movimentação foi cadastrado às 11h45 e ainda  não há definição sobre o assunto.

O governo aposta que a matéria, cujo processo está sob vistas do ministro Vital do Rêgo Filho, seja aprovada pela maioria dos ministros. Se isso ocorrer, a capitalização, que resultará na transferência do controle da empresa para a iniciativa privada, deve começar em junho, de acordo com o CEO da estatal, Rodrigo Limp.

Em entrevista ao Estadão, ocorrida em abril, o  ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU), havia afirmado que pediria vista no processo de julgamento para a privatização da Eletrobras.

Rêgo, criticou duramente o processo imposto pelo governo Jair Bolsonaro (PL), que busca vender a estatal a um preço irrisório a toque de caixa, antes das eleições.

"É minha obrigação não deixar que o patrimônio público seja liquidado. Estão fazendo liquidação", disse o ministro, emendando que "da forma como está, não estão privatizando, estão liquidando, e caberá ao TCU atestar ou não".

Caso o pedido de vista seja acatado, os defensores da Eletrobras terão mais 60 dias para mostrar os prejuízos que estão sendo causados ao povo brasileiro com a venda da estatal de energia.

Pela operação, a União pretende reduzir sua fatia na companhia de cerca de 60% para 45%.
Além de apressar a venda, bolsonaristas estão fazendo um movimento para baratear o preço da ação da Eletrobras, ofertando a um preço irrisório ao sistema financeiro.