CONFUSÃO

VÍDEO: Cebola em promoção causa briga em supermercado

Segundo dados do IBGE, a hortaliça subiu mais de 10% nos últimos 12 meses

Vídeo: Cebola em promoção causa briga em supermercado.Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Escrito en ECONOMIA el

O grupo de alimentos tem sido o principal responsável pela alta da inflação nos últimos 12 meses. Diante disso, os consumidores passaram a monitorar ainda mais promoções em mercados com o objetivo de economizar. 

E a inauguração de um supermercado de Planaltina, no Distrito Federal, levou os clientes a brigarem pela cebola, que estava em promoção. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a hortaliça subiu mais de 10% nos últimos 12 meses. 

No vídeo é possível ver a clientela disputando a cotoveladas a hortaliça. 

Inflação explode e volta ao nível do Plano Real pelo segundo mês seguido

A inflação voltou a explodir no mês de abril com alta de 1,73% nos preços - acima de março, quando ficou em 1,62%. É o segundo mês seguido que o índice de preços retorna aos patamares dos anos 1990, quando foi lançado o plano real. O percentual de abril só é menor do que o registrado no mesmo mês em 1995, quando foi de 1,95%, já no governo Fernando Henrique Cardoso.

Segundo o IBGE, no ano o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) acumula alta de 4,31%, mais da metade dos 7,1% projetados pelo Banco Central para todo o ano de 2022. Nos últimos 12 meses, a inflação bateu 12,03%.

De acordo com o instituto, oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em abril. A maior variação (3,43%) e o maior impacto (0,74 p.p.) seguem vindo do setor de transportes, que acumula alta nos combustíveis devido à política de paridade internacional adotada pela Petrobras no governo Michel Temer (MDB) e mantida por Jair Bolsonaro (PL).

Na sequência, veio Alimentação e bebidas, com alta de 2,25% e impacto de 0,47 p.p. Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 70% do IPCA-15 em abril.