DE OLHO NA ELEIÇÃO

Dono da XP Investimentos rebate seguidor que criticou encontro com Lula: "Sensatez e pragmatismo"

Guilherme Benchimol, presidente da instituição financeira, disse que pretende falar com todos os candidatos à presidência e foi citado por Lula durante discurso na favela de Heliópolis

Guilherme Benchimol e Lula.Créditos: Reprodução
Escrito en ECONOMIA el

Guilherme Benchimol, fundador e presidente-executivo da XP Investimentos, uma das maiores corretoras de câmbio e títulos do Brasil, rebateu as críticas de um seguidor das redes sociais que criticou um encontro recente que teve com o ex-presidente Lula (PT)

O economista e o ex-metalúrgico se reuniram em São Paulo no dia 20 de abril. Lula vem procurando se aproximar de atores do mercado financeiro, visando a eleição, e investidores já vêm enxergando com bons olhos a possibilidade do petista vencer o pleito à presidência.

Nesta segunda-feira (2), Benchimol postou uma foto do início de sua carreira e, nos comentários, um seguidor criticou: "Hoje, vai beijar a mão do Lula!". 

O dono da XP, então, rebateu a crítica afirmando que seu "papel institucional não é ficar esbravejando nas redes sociais, mas falar com todos os candidatos de forma isonômica e tentar lhes demonstrar o caminho da prosperidade (na minha opinião)". 

"Isso não significa oferecer apoio, estender a mão ou qualquer coisa do tipo. É apenas um trabalho institucional que meu cargo exige", escreveu. 

Em sua resposta Benchimol disse ainda que respeita "todos os candidatos". Antes, ele já havia informado que pretende dialogar com todos os postulantes ao Palácio do Planalto até as eleições. 

Ainda sobre o encontro com Lula, o economista pontuou: "Sensatez e pragmatismo são extremamente necessários". 

Confira

Reprodução/Instagram

"História importante" 

Lula citou o encontro que teve com o dono da XP Investimento em seu discurso na favela de Heliópolis, em São Paulo (SP), no dia 21 de abril. 

“Ontem eu conversei com um desses, dessa gente importante do sistema financeiro e ele me contou uma história importante”, disse o ex-presidente. 

O petista narrou a história contada por Benchimol, sobre quando foi demitido, ainda jovem, de uma corretora de seguros. “Quando ele foi mandado embora, chegou em casa, o pai dele achou que ele não valia nada (...) Ele montou um dos maiores bancos de investimentos que nós temos hoje”, relatou o ex-mandatário, tentando incentivar os jovens a participarem ativamente da política e das tomadas de decisões na sociedade. 

Interlocutores de Lula e Benchimol relataram, após o encontro entre ambos, que o economista teria sugerido ao ex-presidente incorporar em sua campanha um incentivo ao empreendedorismo