ECONOMIA

Padilha: "Lula não é Bolsonaro que precisa de posto Ipiranga"

Segundo deputado, que foi ministro da Coordenação Política de Lula, ex-presidente é "o principal fio de credibilidade de sua proposta de política econômica" e "não precisa de porta-vozes"

Alexandre Padilha e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en ECONOMIA el

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que recentemente participou de reuniões e eventos com investidores e atores do mercado financeiro, garante que não há, no momento, discussão sobre composição da equipe econômica do ex-presidente Lula (PT) em sua campanha e que o ex-mandatário não precisa de porta-vozes para chancelar ou divulgar seus planos para a economia. 

Padilha, além de ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff (PT), foi ministro da Coordenação Política de Lula e coordenava o Conselho de Desenvolvimento Social, tendo forte interlocução com setores como o mercado financeiro, indústria e serviços. O deputado até hoje mantém contato próximo com esses segmentos em sua atuação parlamentar. 

Nesta segunda-feira (3), matéria do site Valor informa que Lula "testa" alguns nomes para sua equipe econômica, incluindo o de Padilha. O deputado, no entanto, afirma que o ex-presidente não discute este assunto no momento e que, diferente de Jair Bolsonaro, "não precisa de um posto Ipiranga", em referência ao atual ministro da Economia, Paulo Guedes. 

"Acho que alguns setores ainda não perceberam que presidente Lula é o principal fio de credibilidade de sua proposta de política econômica. A política econômica é do Lula, ele por si só é o maior fio de credibilidade. Lula liderou o país no único momento, e quem fala é a Fundação Getúlio Vargas, onde o Brasil combinou crescimento econômico, redução da desigualdade e responsabilidade fiscal", disse Padilha à Fórum

"Lula não é o Bolsonaro que precisa indicar porta-vozes da economia, que precisa de posto Ipiranga. Por si só, Lula é a credibilidade de sua política econômica, pelo o que fez e pelo o que se propõe a fazer", prosseguiu o parlamentar, adicionando que "ainda há um embate duro na defesa da democracia e garantia das eleições". 

"Ainda há muita luta, um longo caminho até o dia das eleições, uma dura batalha. Não está se discutindo questões como essa [de equipe econômica]", garantiu. 

Gleisi: "Lula será o ministro"

Em entrevista ao Fórum Café na manhã desta terça-feira (3), a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), foi na mesma linha de Alexandre Padilha e afirmou que “Lula será o ministro da Economia de seu governo”, que será do ex-presidente a condução da política econômica e das grandes decisões. Disse ainda que seu ministro da Economia ou da Fazenda, caso eleito, “será um auxiliar de Lula e não um chancelador”.

Assista à íntegra do programa Fórum Café desta terça-feira