TAXAS DE JUROS

Taxa de juros chega a 13,25%, maior patamar desde 2016

Decisão do Copom foi anunciada pelo Banco Central nesta quarta

Créditos: Divulgação
Escrito en ECONOMIA el

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar elevar a taxa básica de juros (Selic) pela 11ª vez desde março de 2021. A taxa subiu 0,5 e chegou a 13,25%, percentual mais alto desde 2016.

Em nota, o Copom apontou que a principal razão para o novo aumento é que a inflação segue subindo. "A inflação ao consumidor seguiu surpreendendo negativamente, tanto em componentes mais voláteis como em itens associados à inflação subjacente", diz trecho da nota.

"O Copom considera que, diante de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista. O Comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas", aponta ainda o BC.

A decisão veio logo após o Federal Reserve, banco central do EUA, decidir aumentar a taxa de juros para o intervalo de 1,5% e 1,75%.