ELEIÇÕES 2022

É a economia! 71% dizem preços aumentaram muito e 61% que Brasil está no caminho errado, diz Ipespe

Percentual dos que veem o desastre econômico na política neoliberal de Paulo Guedes é semelhante ao índice daqueles que reprovam o governo Jair Bolsonaro.

Paulo Guedes.Créditos: Flickr/ Ministério da Economia
Escrito en ECONOMIA el

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (3), que mostra Lula com 48,3% dos votos válidos, revela que a crise econômica provocada pela política neoliberal de Paulo Guedes é o principal fator que está influenciando as eleições presidenciais - a exemplo da frase cunhada pelo marqueteiro de Bill Clinton, James Carville, nas eleições presidenciais de 1992 nos EUA: É a economia, estúpido!

Segundo o levantamento, 71% dos eleitores perceberam que os preços aumentaram muito nos últimos meses. Outros 25% tiveram a percepção dos reajustes, totalizando 96% dos brasileiros. Apenas 2% disseram que ficaram iguais e nenhum eleitor relatou queda nos preços.

A pesquisa mostra ainda que 61% dos brasileiros acreditam que a economia brasileira está no caminho errado. O índice é semelhante àquele que aponta a desaprovação do governo, de 60%.

A falta de confiança no governo Jair Bolsonaro (PL) se revela na expectativa da inflação para os próximos meses: 43% acreditam que os preços vão aumentar muito e 20% que vão aumentar. Outros 19% dizem que permanecerão no mesmo patamar e 13% que vão diminuir.

O Ipespe ouviu 1 mil eleitores por telefone entre os dias 30 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-02893/2022.

Leia a pesquisa na íntegra.