ELEIÇÕES 2022

Lula tem 65% de chances de vencer, mas há risco de ataque a prédios governamentais, diz Eurasia

Consultoria financeira, uma das mais respeitadas do mundo, ainda alerta para riscos na segurança de Lula e Bolsonaro diante do “cenário extremo em que um dos candidatos favoritos é morto".

Lula e Jair Bolsonaro.Créditos: Ricardo Stuckert / Presidência da República
Escrito en ECONOMIA el

Em relatório a investidores de todo o mundo, a consultoria Eurasia Group confirmou, mais uma vez, a possibilidade de vitória de Lula (PT) nas eleições de outubro, mas alertou para o risco de invasão de prédios públicos diante da escalada golpista de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a consultoria, uma das mais respeitadas no mundo, Lula tem 65% de chances de vitória nas eleições, mesmo diante do "pacote de bondades" de Bolsonaro com a aprovação da PEC Kamikaze.

O texto ainda chama a atenção para os riscos na segurança tanto de Lula quanto de Bolsonaro diante do “cenário extremo em que um dos candidatos favoritos é morto, o escolhido para assumir o seu lugar provavelmente se beneficiaria de tal fenômeno”.

A Eurasia, no entanto, alerta para a balbúrdia no processo eleitoral devido à incitação de Bolsonaro contra o sistema de votação.

“Os períodos de maior risco serão depois do primeiro turno (2 de outubro) e do segundo turno (30 de outubro), com a possibilidade de haver protestos e/ou ataques a prédios governamentais — uma greve dos caminhoneiros também está no radar”, alerta o texto.

Segundo a Eurasia, "os governadores tomaram medidas para controlar as forças policiais nos últimos anos, e insubordinações diretas por oficiais parecem improváveis".

Para a Consultoria, militares bolsonaristas, que estão no governo, também não teriam força para levar as Forças Armadas a endossarem um golpe.

"Mas, em estados estratégicos, oficiais podem fechar os olhos em protestos, facilitando a escalada da violência”.

Com informações do portal Metrópoles