RUÍNA NEOLIBERAL

Empresário bolsonarista afirma que Brasil "precisa de mais desigualdade"

Tese defendida por Winston Ling não deu certo em lugar nenhum do mundo e só gerou mais pobreza; Ling foi o responsável por apresentar Guedes a Bolsonaro

Empresário bolsonarista afirma que Brasil "precisa de mais desigualdade".
Escrito en ECONOMIA el

Para o empresário Winston Ling o fato de o Brasil ter neste momento milhões de pessoas com fome é algo bom. Para Ling, o país precisa de "mais desigualdade, não menos". 

O seu argumento, que foi apagado de suas redes socais após a repercussão negativa, teve como base um texto do Instituto Mises, espaço de produção de teses neoliberais. 

A ideia central de Mises, compartilhada por Ling em seu Twitter, parte do pressuposto que a "desigualdade impulsionada pelo mercado é fonte de progresso". Porém, a raiz do projeto neoliberal nunca deu certo e onde governante tentaram aplicar, só gerou mais miséria. 

Continua o texto de Mises: "As atividades dos indivíduos talentosos desencadeiam mudanças econômicas e tecnológicas que impulsionam o crescimento econômico a longo prazo e criam oportunidades para as pessoas medianas ingressar nos círculos da elite". 

Além disso, o autor cujo texto foi compartilhado pelo empresário bolsonarista, trabalha com a ideia de que, ao Estado, controlado por tecnocratas, cabe apenas uma função regulatória de alguns poucos serviços. O mercado agiria por conta própria e temas referentes a cultura seriam designados a partir dos valores sociais em comum. 

No entanto, uma série de livros publicados nos últimos anos, tais como "O Capital no século XXI", de Thomas Piketty, e "Nas ruínas do neoliberalismo", de Wendy Brown, mostram como as teses neoliberais nunca deram certo e sempre geraram misérias e convulsões sociais. Porém, a partir da ruína de tais ideias, é que surgiram oportunistas como Orban, Bolsonaro e Trump, que se aproveitam de falsas ideias sobre liberdade, meritocracia e medo para mobilizar agrupamentos sociais. 

Além disso, a crise econômica de 2008 foi o ponto alto da ruína das teses neoliberais, pois, quando instituições financeiras estadunidenses e europeias estiveram à beira da falência, foram todas salvas por intervenções estatais, ou seja, no sentido radicalmente contrário do que propõe Mises e outros fundadores do pensamento neoliberal. 

 

Quem é Winston Lng 

 

Winston Ling é um empresário de 66 anos, oriundo do Rio Grande do Sul e se tornou um dos principais produtores de soja do Brasil. 

Durante a pandemia, Ling compôs o grupo de empresários contrários às medidas sanitárias de combate ao coronavírus e defendia que apenas idosos ficassem isolados. 

O empresário é amigo de Paulo Guedes, outro defensor das teses neoliberais, e foi o responsável por apresentar Guedes a Bolsonaro.