BOLSOCARO

Governo Bolsonaro: 20% dos brasileiros passaram a consumir soro de leite e sobras de carne

Segundo o Datafolha, 67% dos brasileiros mudaram hábitos de compra e consumo devido à explosão da inflação e à crise econômica instaurada por Bolsonaro e Paulo Guedes.

Soro de leite e sobras de queijo vendidos em supermercados.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en ECONOMIA el

Recorte da pesquisa Datafolha realizada entre os dias 27 e 28 de julho, divulgado nesta terça-feira (2), revela que com o governo Jair Bolsonaro (PL) 23% dos brasileiros trocaram o leite por soro de leite - insumo usado na indústria para fabricação de produtos lácteos - e 20% passaram a consumir sobras de carne, carcaça e pele de frango.

Segundo o levantamento, sete em cada dez brasileiros mudaram seus hábitos de consumo devido à explosão da inflação, trocando produtos por marcas mais baratas ou simplesmente deixando fora da lista de compras.

No total, 67% mudaram os hábitos de compra. São 61% os que foram em busca de marcas mais baratas e 29% os que compraram produtos próximos ao vencimento. 

Entre aqueles que recebem benefícios do governo, como o Auxílio Brasil - que substituiu o Bolsa Família -, a situação é ainda mais drástica: 31%  passaram a comprar sobras de carnes e consumir soro de leite. Além disso, 36% estão adquirindo produtos próximos ao vencimento e levando para casa feijão partido e pontas de frios.

A pesquisa ouviu  2.556 pessoas em 183 cidades de forma presencial. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo, está registrada no TSE sob número BR-01192/2022.