LUCROS E DIVIDENDOS

Sob Bolsonaro, Petrobras gerou mais lucro ao sistema financeiro que maiores petrolíferas do mundo

Nenhuma das distribuições de dividendos divulgadas pelas produtoras chega perto ao valor de 17 bilhões de dólares da Petrobras

Sob Bolsonaro, Petrobras gerou mais lucro ao sistema financeiro que maiores petrolíferas do mundo.Créditos: Suno/ licença CC
Escrito en ECONOMIA el

Sob o governo Bolsonaro (PL), a Petrobras vai distribuir duas vezes mais de dividendos no segundo trimestre do que as maiorias produtoras do planeta. 

De acordo com informações do site Money Times, as cinco maiores produtoras de petróleo ocidentais - Exxon Mobil, Corp, Chevron Corp, Shell PLC, TotalEnergies e BP, divulgaram recordes em distribuições a seus acionistas em valor que deve ficar entre 4 e 7,6 bilhões de dólares. 

No entanto, nenhuma das distribuições de dividendos divulgadas pelas produtoras chega perto ao valor de 17 bilhões de dólares da Petrobras. 

Dessa maneira, a Petrobras irá distribuir cerca de 60% a mais a seus acionistas do que seu lucro de 10,5 bilhões de dólares (54,33 bilhões). 

Como justificativa, a Petrobras afirma que os preços mais altos do petróleo e as vendas de ativos permitiram o pagamento extra e não comprometeram os investimentos planejados. 

A Petrobras também informa que está com uma situação de caixa confortável e pode reter entre 8 bilhões e 10 bilhões de dólares em caixa para este ano. A estatal também reafirma o seu compromisso de distribuir pelo menos 60% de seu fluxo de caixa livre aos investidores. 


Lula diz que vai alterar políticas de preço dos combustíveis 

 

O ex-presidente Lula, que é pré-candidato do PT à presidência da República, declarou na última quarta-feira (27), em entrevista ao UOL que, caso seja eleito, vai alterar a atual política de preço. 

"Pretendo mudar a política de preço da Petrobrás. Ela tem que ser em função dos custos e gastos reais do povo brasileiro. Essa história de internacionalizar [o preço] é para agradar acionistas em detrimento de milhões de brasileiros", disse Lula. 

Em seguida, o ex-presidente criticou a privatização da BR Distribuidora e afirmou que a Petrobrás não pode ser tratada apenas como uma empresa de petróleo, mas sim com uma empresa de energia e afirmou que a estatal tem potencial para estar entre as três maiores empresas energéticas do mundo.

 

 

 

Com informações do Money Times. 

Temas