VOLTA POR CIMA

Dilma assume presidência do Banco dos Brics e comanda primeira reunião em Shangai; veja fotos

Ex-presidenta brasileira causou frisson na mídia liberal por causa do salário que receberá como presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, que destaca "combate à pobreza" no currículo de Dilma em seu site.

Dilma Rousseff em seu primeiro dia de trabalho como presidenta do Banco dos BRICS.Créditos: Twitter/NDB
Escrito en ECONOMIA el

Mesmo sem a cerimônia de posse, cancelada devido ao adiamento da viagem de Lula à China por questões de saúde, Dilma Rousseff assumiu nesta terça-feira (28) a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco dos Brics, que deu boas vindas à ex-presidenta brasileira quando chegou pela manhã para cumprir seu primeiro dia de trabalho na sede da instituição, em Shangai, na China.

"Sua Excelência a Sra. Dilma Rousseff, a recém-eleita Presidente do NDB, iniciou seu primeiro dia de mandato na Sede do NDB em Xangai, China", diz o tuite da NDB, em inglês, com fotos da recepção a Dilma.

Em fotos publicadas pelo perfil oficial do banco, Dilma já aparece conduzindo a primeira reunião.

A brasileira assume o cargo após ter seu nome aprovado na última sexta-feira (24) pelo Conselho de Governadores do banco, que tem como objetivo mobilizar recurso para investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável no Brasil, China, África do Sul e Rússia, países que fazem parte do chamado BRICS.

Salário e biografia no site

Dilma, que causou frisson na mídia liberal no Brasil por causa do salário de US$ 500 mil anuais que receberá na presidência da instituição, já conta com seu perfil no site oficial do NDB.

"A economista Dilma Rousseff foi eleita Presidenta da República Federativa do Brasil por dois mandatos consecutivos. Anteriormente, nos dois primeiros governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi ministra de Minas e Energia e ministra-chefe da Casa Civil, cargo que ocupou até 2010. Nesse período, presidiu o Conselho de Administração da Petrobras, a maior e mais importante empresa do país".

O perfil ainda destaca que como presidenta do Brasil, Dilma concentrou sua agenda em garantir a estabilidade econômica do país e a geração de empregos.

"Além disso, durante seu governo, o combate à pobreza foi priorizado e os programas sociais iniciados na gestão do presidente Lula da Silva foram ampliados e reconhecidos internacionalmente. Como resultado de um dos mais amplos processos de redução da pobreza da história do país, o Brasil foi retirado do Mapa da Fome da ONU".

O site ainda destaca a atuação internacional de Dilma como presidenta, promovendo "o respeito à soberania de todas as nações e a defesa do multilateralismo, do desenvolvimento sustentável, dos direitos humanos e da paz. Sob seu governo, o Brasil esteve presente em todos os fóruns internacionais de proteção do clima e do meio ambiente, culminando com participação decisiva na consecução do Acordo de Paris".

"Dilma Rousseff ampliou significativamente a cooperação com vários países da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia. Em julho de 2014, participou com os países do BRICS na criação do Novo Banco de Desenvolvimento e do Arranjo Contingente de Reservas", conclui.