COMÉRCIO EXTERIOR

Brasil tem maior número de exportações para os EUA em 200 anos

De acordo com estudo realizado pela secretaria brasileira de Comércio Exterior, são mais de 9.500 empresas e US$29,9 bilhões em manufaturas exportadas

Fábrica.Créditos: Marcio De Assis via Wikimedia commons
Escrito en ECONOMIA el

Em 2023, o setor de exportação das manufaturas brasileiras (entre peças de aeronaves e automóveis, eletrodomésticos, eletrônicos e químicos) atingiu US$29,9 bilhões de dólares no comércio com os Estados Unidos, que é hoje o principal país de destino para os industrializados produzidos aqui (superando a União Europeia e o Mercosul).

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 9.553 empresas brasileiras exportam para o país, e um estudo realizado pela Secretaria de Comércio Exterior em conjunto com a Amcham (Câmara Americana de Comércio) indica que essas empresas costumam "pagar melhores salários" e "empregar mais mulheres".

26,4% das empresas que comercializam com os EUA têm pelo menos metade de mulheres em seus quadros de funcionários, de acordo com a pesquisa, que comparou os números para a União Europeia, em que esse número é de 23,9%; Mercosul (18,3%); e China (14,6%). Elas também costumam receber salários maiores nessas empresas, com a maior disparidade alcançando até 15,6%. 

Os bens de alta tecnologia corresponderam a quase 50% do total de exportações para os EUA entre 2001 e 2003 — são aeronaves, motores, equipamentos de telecomunicação e medicamentos, de acordo com a secretária de Comércio Exterior. 

Para o governo, a "presença histórica" de empresas norte-americanas no Brasil pode explicar essa relação comercial ascendente — nos últimos cinco anos, as exportações para os EUA cresceram em todas as regiões do Brasil, com destaque para o Centro-Oeste (que concentra 40,4% das exportações). 

A região é conhecida pela atividade industrial no setor de biocombustíveis (como o álcool) e derivados do petróleo, além de químicos (como adubos e fertilizantes processados).

Apesar de não ser o país que mais importada produtos brasileiros em volume (essa posição é da China), os EUA já são o principal receptor de bens da indústria e de produtos de alta tecnologia.

Em quatro das cinco regiões brasileiras (exceto no Sul), os EUA são o país que faz comércio com o maior número de empresas exportadoras.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar