Os preços do ouro ao redor do mundo têm crescido desde quarta-feira (8) e continuam escalando devido a uma série de incertezas no mercado financeiro internacional.
O metal saiu do patamar de 2 mil dólares em março de 2024 e agora sua onça está sendo comercializada na casa dos USD 2,7 mil, após uma alta histórica registrada em outubro do ano passado.
Te podría interesar
Donald Trump é apontado como o principal motivador do fenômeno, e as incertezas em torno de suas políticas fiscais e monetárias têm intensificado a valorização do ouro.
As tarifas que o republicano pretende implementar contra China, México e outros países podem aumentar a inflação interna dos EUA, o que, por sua vez, pode levar a um aumento da taxa de juros no país. Com juros mais altos, há menos espaço para o crescimento econômico, abrindo caminho para maior imprevisibilidade na economia americana.
Te podría interesar
Simultaneamente, dados preliminares sobre o nível de emprego nos EUA mostram uma queda no salário médio pago por entidades privadas, o que intensificou a sensação de incerteza em relação ao futuro do país.
O ouro é amplamente considerado um ativo de proteção do capital em cenários de possíveis desvalorizações da moeda americana devido à inflação.
Além disso, outros fatores contribuem para a valorização do ouro, como o fato de que Rússia e China aumentam de maneira extensiva suas reservas em metais preciosos.