SOBERANIA NACIONAL

Pix Automático e Parcelado: entenda medidas recentes do BC e a “choradeira” dos EUA

As novas modalidades passam a substituir débito automático, boletos, e até o crédito

Créditos: Marcello Casal JrAgência Brasil
Escrito en ECONOMIA el

Em outubro, duas medidas relacionadas ao sistema de pagamentos do Pix, criado pelo Banco Central (BC), chamam a atenção: o Pix Automático e o Parcelado. O primeiro entrou em funcionamento nesta semana, na segunda-feira (13), e o segundo terá suas normas publicadas na última semana do mês. Entre as promessas das implementações, estão a substituição do débito automático, pagamento via boletos e do crédito – o que, certamente, não agradou nem um pouco ao sistema de crédito estadunidense.

Se, de um lado, o Pix é visto como forma de reafirmação da soberania nacional e uma forma de facilitar a vida do brasileiro, do outro, as redes de crédito dos Estados Unidos (EUA), que operam muitas das bandeiras no Brasil, não gostaram nem um pouco da medida, tendo em vista a queda de transações de débito nos cartões desde o lançamento do Pix, em 2020. E ainda não haviam as atualizações.

O Pix Automático

A ferramenta, que passa a ser obrigatória para todas as instituições financeiras participantes do Pix, promete substituir o débito automático e os boletos tradicionais, permitindo que consumidores e empresas automatizarem pagamentos periódicos de forma simples e digital. Entrou em vigor nesta segunda (13), e pode impactar até 60 milhões de brasileiros de acordo com o BC.

Na prática, para habilitar o serviço, o usuário autoriza a cobrança antes, definindo o valor, a periodicidade e o limite máximo por transação. A partir daí, o sistema realiza os débitos automaticamente — inclusive em feriados. O cliente pode cancelar ou ajustar a autorização a qualquer momento.

Essa atualização (e solução) foi desenhada pelo BC para que os brasileiros com transações recorrentes (como contas, planos de saúde, assinaturas digitais etc), e pode ajudar na redução de custos operacionais do pequeno e médio empreendedor brasileiro. As empresas interessadas em oferecer o serviço devem seguir um processo de autorização junto ao BC e passar por verificações cadastrais e financeiras.

O que muda na prática

Pix Automático x Débito Automático:

  • Dispensa convênios bancários e integra todos os bancos no mesmo sistema.
  • Pode ser cancelado ou ajustado pelo usuário a qualquer momento.
  • Funciona 24 horas, inclusive em fins de semana e feriados.
  • Autenticação feita diretamente no app do banco.

O Pix Parcelado

Previsto para ser lançado no fim de outubro, o Pix Parcelado deve revolucionar o uso do crédito no Brasil, permitindo que consumidores realizem pagamentos e escolham o parcelamento direto no app do banco – sem passar pelo intermédio das redes de crédito internacionais, que são donas das conhecidas bandeiras de cartão.

A nova modalidade funcionará de maneira semelhante ao cartão de crédito, mas sem a intermediação dessas bandeiras internacionais. O usuário poderá efetuar a compra e escolher entre parcelar com ou sem juros, conforme as condições oferecidas pela instituição financeira.

Os impactos possíveis da medida incluem o aumento da competitividade no crédito, barateamento de taxas e transparência, já que os consumidores terão acesso às informações de parcelas, juros e encargos antes de confirmar a transação. O sistema permitirá que o banco faça a análise de crédito em tempo real, no momento da compra, dispensando intermediários e reduzindo a dependência das redes de cartões.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar