ANÁLISE

Ladislau Dowbor: apesar de entraves, Lula tem conseguido reforçar bem-estar na base da sociedade

Ao Fórum Onze e Meia, economista analisa avanços do governo Lula mesmo com ação contrária de banqueiros

Economista Ladislau Dowbor.Créditos: Reprodução/ComCiencia
Escrito en ECONOMIA el

O Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (22) recebeu o economista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Ladislau Dowbor para analisar o panorama econômico do terceiro governo do presidente Lula (PT), que vem atingindo recordes positivos de geração de emprego, redução da inflação e outros índices positivos. 

Referência em análise do cenário econômico e geopolítico, Dowbor ministra o curso Economia e Política da Revolução Digital na OMPlay, onde aborda o impacto das grandes corporações digitais e financeiras na captura de riqueza, nos monopólios tecnológicos e na destruição ambiental, questionando o papel do Estado e das instituições políticas diante dessa nova configuração de poder - saiba mais.

ASSINE A OMplay e tenha acesso ao curso e a todo o catálogo da plataforma. CLIQUE AQUI

No Fórum Onze e Meia, o economista defendeu que esses avanços do governo federal fazem parte de uma visão social da economia que prioriza o bem-estar das famílias brasileiras, assim como foi nos outros dois governos do presidente. O economista chamou atenção para o fato de que a demanda da população, que é o principal motor da economia, vai além do "dinheiro no bolso" e se estende ao acesso à saúde, segurança e educação. O investimento nessas áreas gera impacto direto na economia. 

"A economia deve servir para o bem-estar das famílias e não as famílias correrem atrás para ver se os magnatas da economia vão bem. Esse é o ajuste. Então, é entender que essa é a forma de melhorar todo o andar da economia. Se a gente a orienta para a base da sociedade, com mais dinheiro na base e mais políticas sociais, um salário indireto, isso gera uma economia de base ampla e a economia começa a se desenvolver", afirmou Dowbor. 

O economista ainda destacou que, apesar de o "conjunto de entraves, principalmente políticos, mas também com a taxa Selic, que dificultam o repasse dos recursos para a base da sociedade, o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm conseguido, pelas frestas, reforçar o bem-estar na base da sociedade. E isso você vai encontrar nesses dados do emprego, da inflação baixa. tudo isso está ligado justamente em conseguir dinamizar a economia", afirmou Dowbor. 

O economista também ressaltou a ação contrária de banqueiros contra baixar as altas tarifas de juros que geram o endividamento das famílias e prejudica a roda da economia. 

Confira a entrevista completa do economista Ladislau Dowbor ao Fórum Onze e Meia

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar