ECONOMIA

Efeito Lula: indústria em janeiro está 1,4% maior do que na comparação com o ano passado

Após boom no ano passado, indústria interrompe trajetória de queda e se mantém estável em janeiro

Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en ECONOMIA el

Após três meses consecutivos de retração, a produção industrial brasileira apresentou estabilidade na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024, com variação nula (0%), de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação com janeiro do ano passado, o setor registrou crescimento de 1,4%, marcando a oitava alta consecutiva nesse tipo de comparação. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão foi de 2,9%.

O resultado de janeiro coloca a indústria nacional 1,3% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. No entanto, a produção ainda está 15,6% abaixo do pico histórico da série, alcançado em maio de 2011.

O índice de difusão, que mede a proporção de produtos com alta na produção, atingiu 68,9%, indicando que a maioria dos 789 itens pesquisados apresentou crescimento.

A estabilidade de janeiro interrompeu uma sequência de três meses de queda, que acumulou retração de 1,2% no período. Entre outubro e dezembro de 2023, a produção industrial recuou 0,2%, 0,7% e 0,3%, respectivamente.

Segundo André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, a interrupção do movimento de queda e o maior espalhamento dos resultados positivos são aspectos positivos. “Três das quatro grandes categorias econômicas mostraram avanço na produção, o que reflete uma recuperação mais ampla”, destacou.

Fonte: Agência de Notícias IBGE

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar