Não adianta negar os fatos que são favoráveis ao Bolsonaro, diz Paulo Nogueira Batista sobre crescimento do PIB

Economista avalia que crescimento do PIB foi significativo e "acima do esperado", mas destaca as taxas altas de desemprego e pobreza

O economista e escritor Paulo Nogueira Batista Jr., ex-vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento estabelecido pelos Brics, confirmou em entrevista ao Fórum Onze e Meia, nesta quarta-feira (2), que a economia no Brasil vem apresentando sinais de melhora. Ele afirmou que os números beneficiam o presidente Jair Bolsonaro politicamente e pediu “realismo” por parte da esquerda.

Dados divulgados na manhã de terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,2% no primeiro trimestre, em comparação com os últimos três meses do ano passado. Frente ao mesmo trimestre de 2020, o PIB apresentou crescimento de 1,0%.

“Esse fato desencadeou uma guerra de interpretações. Temos que tentar ser objetivos. Foi um crescimento acima do esperado e significativo. A economia está crescendo na margem perto de 5%. Há uma recuperação significativa em curso e é provável que as estimativas de crescimento sejam reavaliadas de novo pra cima no que diz respeito a 2021”, afirmou o economista.

Apesar do resultado positivo, Paulo Nogueira destaca que o país ainda enfrenta altas taxas de desemprego, pobreza, miséria e ampliação de desigualdade nos últimos trimestres. Com isso, a expectativa dos economistas era outra em relação ao PIB.

“A economia surpreendeu nos últimos meses. Não adianta negar os fatos só porque eles são favoráveis ao Bolsonaro, tem que ter realismo”, disse o especialista.

Sobre os motivos que levaram ao crescimento do PIB neste primeiro trimestre, Paulo Nogueira destacou a liderança do setor agropecuário e extrativo. “Nós vivemos uma alta muito expressiva dos preços primários exportados pelo Brasil, as relações de troca melhoraram muito. O que está crescendo sobretudo é o setor primário exportador, indústria de transformação e serviço não estão indo tão bem”, analisou o economista.

Confira a entrevista completa:

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR