TRE substitui 12 urnas na capital de São Paulo no início da votação

Disputa de segundo turno acontece em 51 cidades do país, com empate entre candidatos em 6 das 15 capitais; saiba como justificar o voto

Urnas são trocados em diferentes cidades de São Paulo, segundo TRE-SP.Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en ELEIÇÕES 2024 - APURAÇÃO el

Durante as primeiras horas do segundo turno das eleições deste domingo (27), 19 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o estado de São Paulo devido a problemas. Esse total representa apenas 0,042% das 44.928 urnas em funcionamento, das quais 12 (0,045%) estavam na capital. As informações foram apresentadas no primeiro boletim do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

Cidadãos de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas mais uma vez para escolher seus prefeitos para os próximos quatro anos. Nesta edição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) implementou pela primeira vez o horário unificado para o segundo turno das eleições municipais. O TSE destacou que "quem não participou do primeiro turno tem a oportunidade de votar no segundo", ressaltando que cada turno é tratado de forma única.

A votação está sendo realizada em 18 municípios do estado de São Paulo, entre os quais se destaca a capital paulista, que concentra 60% do total de eleitores, somando mais de 9,3 milhões de pessoas aptas a votar.

Empate técnico em 6 das 15 capitais

Levantamentos realizados pelos institutos Datafolha e Quaest neste sábado (26) nas 15 capitais que irão realizar segundo turno indicam um cenário de empate em várias localidades e disputas acirradas à véspera do pleito. Em Fortaleza, Manaus, Porto Velho e Campo Grande, os candidatos aparecem empatados nas intenções de voto, tanto de maneira numérica quanto técnica, com margens de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. 

A pesquisa também aponta um quadro de forte competitividade em Belo Horizonte e Goiânia, onde as lideranças estão próximas das margens de erro, sugerindo uma disputa acirrada entre os candidatos do PL de Jair Bolsonaro, além de São Paulo, com o candidato do PSOL, Guilherme Boulos (43%) e do MDB, Ricardo Nunes (57%), dos votos válidos. 

Em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) possui 49% dos votos, enquanto André Fernandes (PL) lidera com 51%. Em Cuiabá, Lúdio (PT) e Abílio (PL) estão empatados em 50%. O PL, que já elegeu dois prefeitos no primeiro turno, está concorrendo em nove capitais, com quatro situações bastante incertas. 

Além disso, em cidades como João Pessoa, Aracaju, Porto Alegre e Belém, os candidatos que lideram as pesquisas têm uma vantagem considerável. O mesmo deve ocorrer em Porto Alegre, onde Sebastião Melo (MDB) detém 63% dos votos em relação a Maria do Rosário (PT), também indicando reeleição.

Em Natal, o candidato Paulinho Freire (União Brasil) segue pouco à frente de Natália Bonavides (PT) na busca pela prefeitura da capital potiguar, embora a diferença entre eles tenha caído significativamente. De acordo com a sondagem, Paulinho tem 53,1% das intenções de votos se forem considerados apenas os votos válidos (52,2% no total), contra 46,9% de Natália, a postulante de esquerda (que obteve 46,2% nos votos totais).

LEIA TAMBÉM: Natália Bonavides e Maria do Rosário estão entre candidatas que mais receberam ataques no 2º turno

Como justificar o voto

Para quem não for ou não puder votar neste domingo (27), também é possível justificar o segundo turno. Confira a seguir o passo a passo para realizar o procedimento pela internet, pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TSE:

E-Título

  • Para baixar o e-Título, basta procurar o aplicativo na Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS);
  • Após a instalação, clique em "Começar no e-Título", concorde com os termos e condições e clique em "Continuar";
  • Em seguida, informe alguns dados como nome, data de nascimento, número do CPF e nome da mãe e do pai;
  • Clique em "Entrar no e-Título";
  • Confirme seus dados como local de votação, telefone, profissão e clique em "Finalizar";
  • Digite sua senha e clique em "Continuar";
  • Caso o aplicativo peça uma confirmação da sua identidade por meio de uma selfie, clique em "Sim" e depois em "Prosseguir".
  • Selecione "Justificativa de Ausência";
  • Informe se a justificativa é referente ao 1º ou ao 2º turno;
  • Apresente uma justificativa clara e objetiva;
  • O sistema pedirá que você anexe documentos comprobatórios, como atestados médicos ou passagens;
  • Após preencher todos os campos, clique em "concluir" para finalizar o envio.

No site do TSE

  • Vá até a página oficial do Tribunal Superior Eleitoral;
  • Clique na opção "Iniciar requerimento de justificativa" na seção apropriada;
  • Preencha suas informações: Forneça seu número de título de eleitor, nome completo e data de nascimento;
  • Indique se a justificativa é para o 1º ou 2º turno;
  • Assim como no aplicativo, será necessário anexar um documento que comprove a ausência;
  • Após enviar, você receberá um protocolo por e-mail para acompanhar o status do seu requerimento.

Presencial

Se você preferir, pode justificar sua ausência pessoalmente. Basta entregar o formulário em um posto de atendimento eleitoral ou nas mesas designadas para esse fim nos locais de votação no dia da eleição.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar