Imprensa livre e independente
21 de agosto de 2018, 23h08

Em artigo no The New York Times, ex-chanceler mexicano pede Lula nas eleições

Em artigo publicado em um dos maiores jornais do mundo, Jorge Castañeda afirmou que o processo contra Lula é frágil e defendeu sua participação nas eleições deste ano no Brasil: "Ter Lula na cédula é condição necessária para o Estado de direito"

O ex-chanceler Jorge Castañeda (Foto: NY Post)
A arbitrariedade do judiciário brasileiro com relação à Lula e suas estratégias para mantê-lo preso e fora da corrida eleitoral têm ganhado cada vez mais destaque internacionalmente. Além da determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU ao Estado brasileiro para que Lula tenha seus direitos políticos preservados, inúmeras figuras, entre juristas, artistas e lideranças religiosas de outros países têm manifestado apoio ao petista. Nesta terça-feira (21), o ex-ministro de Relações Exteriores do México, Jorge Castañeda, usou seu espaço em um dos maiores jornais do mundo, o The New York Times, para denunciar o que ele chamou de “processo frágil”...

A arbitrariedade do judiciário brasileiro com relação à Lula e suas estratégias para mantê-lo preso e fora da corrida eleitoral têm ganhado cada vez mais destaque internacionalmente. Além da determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU ao Estado brasileiro para que Lula tenha seus direitos políticos preservados, inúmeras figuras, entre juristas, artistas e lideranças religiosas de outros países têm manifestado apoio ao petista.

Nesta terça-feira (21), o ex-ministro de Relações Exteriores do México, Jorge Castañeda, usou seu espaço em um dos maiores jornais do mundo, o The New York Times, para denunciar o que ele chamou de “processo frágil” contra Lula e defender a participação do petista nas eleição presidencial.

“Ter Lula na cédula fortalecerá a democracia no Brasil, é uma condição necessária para o Estado de direito”, escreveu o ex-chanceler no artigo intitulado “Why Lula should be allowed to run for presidente”; em português, “Por que Lula deveria ter permissão para concorrer à presidência”.

Na semana passada, foi o próprio ex-presidente Lula que assinou um artigo no jornal norte-americano.

Veja também:  Revista Veja trará novas denúncias do conluio entre Moro e procuradores da Lava Jato

Confira, neste link, a íntegra, em inglês, do artigo de Castañeda.

 

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum