TV Pública da Argentina inova e escala uma mulher para comentar os jogos da seleção

Ángela Lerena será parte da equipe de transmissão que acompanhará a estreia do time de Lionel Messi nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, que começam a ser disputadas nesta quinta-feira

A jornalista Ángela Lerena entrevistando Diego Maradona (foto: Perfil)
Escrito en ESPORTE el

Começam as Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar – ainda programada para acontecer em 2022, caso a pandemia do coronavírus não altere os planos – e os argentinos terão duas novidades nesta edição, ao menos no que diz respeito à transmissão televisiva das partidas.

A primeira é que os jogos não passarão mais pelos canais privados e sim pela TV Pública. A segunda, e mais importante, é que a principal comentarista da equipe é uma mulher, algo que acontece pela primeira vez em jogos da seleção da Argentina.

Se trata da jornalista esportiva Ángela Lerena, cuja experiência não é pequena: ela começou a trabalhar como repórter de campo para o canal TyC Sports em 2001, e já passou também pela ESPN Sur, TNT Sports e Telefe. Também já trabalhou em programas educativos para os canais Encuentro e PakaPaka e é destacada integrante do Sindicato dos Trabalhadores de Imprensa da Argentina.

Aos 44 anos, Lerena é uma das mulheres que está há mais tempo trabalhando no jornalismo esportivo argentino, e sua escalação como comentarista de um jogo da seleção masculina de futebol não é por acaso, embora sirva para quebrar um tabu.

Além dela, a equipe da TV Pública também será formada pelo narrador Pablo Giralt e pelo apresentador Sergio Goycechea – e para quem perguntar se é aquele goleiro dos Anos 90, que chegou a passar pelo Internacional e era conhecido por pegar pênaltis, a resposta é: sim, é ele mesmo.

Lerena e sua equipe transmitirão os dois primeiros jogos da seleção da Argentina nestas Eliminatórias. A Seleção comandada por Lionel Messi estreará nesta quinta-feira (8), recebendo o Equador, em Buenos Aires. No dia 13 de outubro, farão sua segunda partida, contra a Bolívia, em La Paz.