Vice-presidente da FIFA renuncia ao cargo após ser acusado de racismo

Gregory Clarke, empresário e também presidente da federação inglesa, reconheceu ter usado “linguagem inadequada” para se referir a jogadores negros

Gregory Clarke (foto: Sky Sports)
Escrito en ESPORTE el

Mudanças nas estruturas da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) aconteceram nesta quinta-feira (12), após a renúncia de Gregory Clarke, até então vice-presidente da entidade máxima do futebol mundial.

Clarke havia sido acusado de racismo devido a uma declaração que usou recentemente para se referir aos jogadores negros: em uma entrevista a um programa de televisão britânico, na última segunda-feira (9), ele os chamou de “jogadores de cor”, termo que para parte da comunidade negra britânica é considerado pejorativo.

O próprio Clarke reconheceu que utilizou uma “linguagem imprópria” para falar sobre os atletas negros, mas o simples pedido de desculpas não foi suficiente para acalmar as críticas.

Gregory Clarke também é empresário e presidente da FA (sigla em inglês da Associação de Futebol da Inglaterra, cargo no qual se manteve). A FIFA não anunciou quem será o substituto do britânico e nem que outras medidas serão tomadas em função do episódio.