Saída anunciada de Messi evidencia “xenofobia contra sul-americanos” em renovação do Barcelona

Foto: L.F. Salas/Wikipedia
Escrito en ESPORTE el

O craque argentino Lionel Messi anunciou nesta terça-feira (25) que pretende deixar o Barcelona, único clube pelo qual jogou em toda a sua carreira profissional, iniciada em 2004. Sua saída ainda não está totalmente confirmada, pois ainda falta concretizar o acordo com o clube catalão e decidir seu novo destino, mas já é dada como certa por dirigentes barcelonistas e pela imprensa esportiva espanhola.

Essa provável saída de Messi confirmaria que a renovação no elenco catalão está marcada por uma espécie de “caça aos sul-americanos”. Antes mesmo do fim da temporada, o clube já havia anunciado a partida do volante brasileiro Arthur, envolvido em troca com a Juventus pelo meia bósnio Miralem Pjanic.

Arthur sequer viajou com o grupo à Lisboa, para participar da fase final da Liga dos Campeões, neste mês de agosto – o que acabou lhe poupando de participar da vexatória eliminação do time após derrota de 8x2 contra o Bayern de Munique. Quem sim participou daquela partida, além de Messi, foram outros dois sul-americanos que são considerados alvos prioritários do desmanche barcelonista.

Um deles é o atacante uruguaio Luis Suárez, que recentemente se tornou o terceiro maior artilheiro da história do clube e estava a 3 tentos de se tornar o terceiro atleta a alcançar a marca de 200 gols com a camiseta azul-grená. O outro é o meia chileno Arturo Vidal, que foi um dos mais criticados pela imprensa local após a partida.

Suárez já teria propostas de clubes como PSG e Atlético de Madrid, além de algumas franquias da liga estadunidense MLS. Vidal tem propostas da Internazionale de Milão, mas também já manifestou que poderia aproveitar o momento para satisfazer um sonho pessoal: jogar no Boca Juniors da Argentina.

Quanto à Messi, seu destino por enquanto é incerto. Sabe-se que clubes como a Internazionale e o Manchester City estão interessados, mas ainda não há ofertas oficiais. Caso a segunda opção se concretize, marcaria o reencontro do argentino com seu mentor, o treinador catalão Pep Guardiola, depois de 7 anos.

Profissionalmente, Messi jamais jogou por outro clube que não o Barcelona. O atleta iniciou sua formação no Newell´s Old Boys, da Argentina, mas saiu do país ainda como juvenil, para se incorporar às categorias de base do clube catalão. Em algumas entrevistas, ele também já confessou em ser torcedor do Newell´s quando garoto, e que gostaria de encerrar a carreira nesse no time de Rosário, mas aos 33 anos, não parece que visualize ainda essa situação.