FÓRUM NA COPA

Lei seca: Família real do Catar proíbe venda de cervejas próximo a estádios da Copa

A decisão lança incerteza sobre o patrocínio de US$ 75 milhões do torneio pela Budweiser. O país não proíbe totalmente o álcool para os visitantes, mas sua venda e consumo são estritamente controlados.

Lei seca.Governo do Catar informa à Fifa que não permitirá venda de bebidas alcóolicas no entorno dos estádios a dois dias do mundial.Créditos: Divulgação
Escrito en ESPORTE el

Frustrando organizadores, patrocinadores e torcedores da Copa do Mundo, o governo do Catar informou nesta sexta (18) à Fifa que não manterá o acordo de vender álcool no perímetro dos estádios. O comunicado, feito a apenas dois dias da abertura dos jogos, irritou organizadores e coloca em xeque o patrocínio da marca de cerveja Budweiser. A informação foi divulgada pelo The New York Times.

A decisão partiu da família real do país muçulmano e contraria o acordo previamente estabelecido, de que bebidas alcoólicas poderiam ser comercializadas no entorno das oito arenas que recebem os jogos três horas antes do início de cada partida e uma hora depois. A informação inclusive consta no Guia Oficial distribuído aos torcedores.

Frustração

Patrocinadora oficial da Copa, a Budweiser só poderá vender a versão zero álcool de sua cerveja no entorno dos estádios, o que coloca em questão seu patrocínio na ordem de 75 milhões de dólares para a realização do torneio. Em resposta, por enquanto o perfil da marca no Twitter apenas publicou os dizeres “Well, this is awkward...”, ou seja, “Bem, isso é estranho...”, mas a mensagem foi apagada minutos depois. 

Os torcedores só poderão comprar cerveja com álcool em “fan zones”, onde os latões custam 12 libras esterlinas – um pouco mais de R$ 75 – e são limitados a quatro por pessoa, ou em hotéis e restaurantes licenciados.

No domingo, o Qatar joga contra o Equador na abertura. De acordo com apuração do UOL, não ficou claro para os integrantes da Fifa se a decisão do governo que sedia o evento foi tomada agora ou se era algo já planejado, mas que teve o anúncio adiado.

Nota da Fifa

Diante da situação, a federação publicou uma nota em suas redes sociais: “Depois de discussões entre as autoridades locais e a Fifa, foi decidido que a venda de bebidas alcoólicas será restrita à Fifa Fan Festival e a outros lugares licenciados destinados aos fãs, retirando os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. Não haverá impacto na venda de Bud Zero, que vai continuar disponível em todos os estádios do Qatar”, diz o texto. 

Nota da Fifa divulgada nas redes sociais da entidade (Imagem: Reprodução/Twitter).

Confira a tradução do texto completo da nota publicada pela Fifa:

“Após discussões entre as autoridades do país anfitrião e a FIFA, foi tomada a decisão de concentrar a venda de bebidas alcoólicas no FIFA Fan Festival, outros locais de destino de torcedores e estabelecimentos licenciados, removendo os pontos de venda de cerveja dos perímetros do estádio da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar.

Não há impacto na venda do Bud Zero, que permanecerá disponível em todos os estádios da Copa do Mundo do Catar.

As autoridades do país anfitrião e a FIFA continuarão a garantir que os estádios e áreas adjacentes proporcionem uma experiência agradável, respeitosa e agradável para todos os torcedores.

Os organizadores do torneio agradecem a compreensão e o apoio contínuo da AB InBev ao nosso compromisso conjunto de atender a todos durante a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™?”.