RACISMO

VÍDEO: Torcida do Flamengo acusa homem de imitar macaco em decisão da Supercopa

Segurança do estádio confirmou ofensas; Atlético-MG divulga nota e disse que o acusado “nunca fez e não faz parte do quadro de funcionários do Galo”

Homem faz gestos ofensivos à torcida do Flamengo.Créditos: Reprodução/Twitter Renatinha do Mengão
Escrito en ESPORTE el

Um homem que circulava livremente pelo gramado da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), protagonizou o que torcedores classificaram como gestos racistas em direção aos flamenguistas. O caso ocorreu durante a decisão da Supercopa do Brasil, entre Atlético-MG e Flamengo, neste domingo (20).

O acusado cruzou o campo, se virou em direção à arquibancada onde estavam os torcedores do clube carioca e fez gestos que parece uma imitação de macaco. Na sequência, ele retornou onde estava o grupo do Atlético-MG, novamente fazendo gestos. Inúmeros flamenguistas gravaram a cena. Alguns internautas afirmaram que ele estava imitando a comemoração do atacante Hulk, do time mineiro, quando marca um gol.

Um dos seguranças do estádio confirmou que o homem fez gestos racistas e ainda ofendeu torcedores chamando de “macaco fedorento”.

A direção do Flamengo cobrou um posicionamento da Confederação Brasileira e Futebol (CBF), organizadora da Supercopa. O questionamento é como o homem teve acesso livre ao campo.

A diretoria do Atlético-MG afirmou que logo que teve conhecimento, encaminhou o homem para a segurança do estádio, para que fosse retirado. A CBF informou que soube do problema e que está apurando as responsabilidades.

Depois da repercussão do caso, o Atlético divulgou uma nota para esclarecer que o acusado não é funcionário do clube, como foi divulgado nas redes inicialmente. O clube mineiro também pediu que seja esclarecido se o gesto foi uma imitação de comemoração ou um ato discriminatório. 

O jogo terminou 2 a 2, mas os mineiros venceram por 8 a 7 a decisão por pênaltis.

Veja a íntegra da nota do Atlético-MG:

Sobre o suposto episódio de racismo repercutido nas redes sociais e ocorrido ontem, no gramado da Arena Pantanal, em Cuiabá, depois da conquista do título da Supercopa do Brasil pelo Galo, o Atlético esclarece:

1 - O indivíduo que aparece nas imagens nunca fez e não faz parte do quadro de funcionários do Galo, tampouco é prestador de serviços do Clube;

2 - O Clube não tem conhecimento de como o indivíduo teve acesso ao gramado, embora saiba que ele não portava credencial que o autorizasse a estar no local;

3 - Ao perceber a presença de pessoa estranha no gramado, o Atlético, através de um dos seus seguranças, encaminhou o indivíduo aos seguranças da CBF, para que o mesmo fosse imediatamente retirado do local;

4 - O Clube vai aguardar posicionamento das autoridades sobre o assunto, para que seja esclarecido se o gesto foi uma imitação de comemoração ou um ato discriminatório;

5 - O Galo reforça sua posição de repudiar veementemente qualquer ato de racismo ou de preconceito contra quem quer que seja. O Galo, afinal, é preto e branco!