GUERRA NA UCRÂNIA

VÍDEO: Abandonados, jogadores brasileiros dormem na rua ao tentar deixar Ucrânia

Guilherme Smith e Juninho Reis andaram 50km e foram barrados na fronteira da Ucrânia com a Polônia: "Ninguém faz nada por nós"

Jogadores Guilherme Smith e Juninho Reis estão presos na UcrâniaCréditos: Reprodução/Instagram
Escrito en ESPORTE el

Os jogadores brasileiros Guilherme Smith e Juninho Reis, que jogam no Zorya Lugansk e no Shakthar Donetsk, respectivamente, denunciaram terem sido tratados com violência por policiais ao tentar atravessar a fronteira da Ucrânia com a Polônia. Em um vídeo publicado por Smith, ele relata, ainda, ter sido abandonado.

"Andamos 50 km na esperança de conseguir chegar na divisa entre a Ucrânia e a Polônia. Chegando próximos, a 4km, fomos barrados pela polícia, com muita agressividade, muito cheio aqui. Estamos agora de madrugada, passando frio... Complicado, ninguém faz nada por nós. Não sabemos o que fazer. A situação aqui está complicada, muito triste mesmo, não sei mesmo o que fazer", afirma.

Os jogadores dizem ainda que precisaram fazer uma fogueira durante a noite para enfrentar o frio. 

São 30 jogadores brasileiros que atuam na primeira divisão do futebol ucraniano. Cerca de 40, se considerarmos as duas primeiras divisões.

Desde que Vladimir Putin autorizou uma operação militar na Ucrânia, diversos jogadores se manifestaram pedindo auxílio para deixar o país.

Os jogadores Gabriel Busanello, Felipe Pires e Fabricio Rodrigues, o “Bill”, que atuam no time ucraniano Dnipro foram os primeiros a conseguir retornar ao Brasil. Eles chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no início deste domingo (27).