PERIGOS NA COPA

Suíça, Camarões e Sérvia: saiba quais vão ser as dificuldades do grupo do Brasil

Dos três adversários da primeira fase, coincidentemente dois enfrentaram a seleção brasileira na Copa de 2018 na Rússia e não foram presas fáceis

Brasil fez ótima campanha nas eliminatórias.Créditos: Divulgação/CBF
Escrito en ESPORTE el

Embora não tenha nenhuma das principais seleções do mundo como adversária na primeira fase da Copa do Mundo, que será realizada em novembro e dezembro no Catar, a seleção brasileira de futebol poderá encontrar dificuldades no caminho para o hexa.

Embora sem brilho, a equipe comandada pelo técnico Tite fez uma ótima campanha nas eliminatórias sul-americanas. Uma das cabeça-de-chave, a seleção foi sorteada, nesta sexta-feira (1) para integrar o Grupo G e terá as companhias de Suíça, Camarões e Sérvia.

Uma curiosidade é que das três seleções adversárias na primeira fase, duas estiveram no mesmo grupo do Brasil na Copa do Rússia, em 2018: Suíça (empate por 1 a 1) e Sérvia (vitória brasileira por 2 a 0). Os resultados já mostraram que as duas equipes europeias podem dificultar as coisas.

No mesmo ano, a equipe de Tite derrotou Camarões por 1 a 0, em um amistoso.

Em relação às seleções europeias, as principais dificuldades para o Brasil são, sem dúvida, o sistema defensivo retrancado e as chamadas bolas aéreas, pois tanto suíços quanto sérvios são, geralmente, muito altos, o que oferece perigo à zaga de Tite. Porém, na velocidade e na habilidade, os brasileiros tendem a se sair melhor.

A palavra de ordem para enfrentar esses rivais é respeito. Afinal, não se pode menosprezar uma seleção como a Suíça, que segurou o Brasil em 2018 e derrotou a França, atual campeã do mundo, nas quartas de final da Euro-2021.

A Sérvia não foi bem na última Copa. Porém, nas eliminatórias europeias para o Catar surpreendeu e conseguiu a façanha de terminar à frente da badalada equipe de Portugal e obrigou Cristiano Ronaldo e seus companheiros a disputar a repescagem. Na oportunidade, os lusos venceram a Macedônia do Norte. Portanto, cuidado, Tite.

Força física e velocidade são principais virtudes de Camarões

A seleção de Camarões segue o padrão do futebol africano: muita força física e velocidade. Porém, abusa da indisciplina tática, ou seja, os jogadores não se preocupam com o esquema proposto pelo treinador e apostam na correria.

Os africanos não foram à Copa da Rússia e tentam, ao menos, uma campanha honrosa no Catar. Camarões não conta, hoje, com nenhum jogador do talento de Samuel Eto´o, atacante que brilhou no Barcelona, mas aposta no jogo coletivo para não fazer feio.