LUTO NO FUTEBOL

Ídolo da torcida do Corinthians, Freddy Rincón morre vítima de acidente de carro

O colombiano, que também atuou no Palmeiras, Santos e Cruzeiro, sofreu traumatismo craniano e faleceu em Cali

Rincón foi campeão mundial pelo Corinthians.Créditos: Divulgação/Corinthians
Escrito en ESPORTE el

O ex-jogador colombiano Freddy Rincón, de 55 anos, não resistiu aos ferimentos causados por um acidente de carro e morreu no início da madrugada desta quinta-feira (14), em Cali (pelo horário de Brasília). A confirmação veio por meio de uma coletiva de imprensa na clínica onde o ídolo da torcida do Corinthians estava internado.

“A Clínica Imbanaco, com prévia autorização e em companhia dos familiares, se permite informar à opinião pública que, apesar de todos os esforços realizados por nosso corpo médico e assistencial, o paciente Freddy Eusebio Rincón Valencia faleceu no dia de hoje 13 de abril de 2022. Lamentamos profundamente este sensível acontecimento, enquanto estendemos nossas mais profundas condolências à família, amigos, parentes e seguidores. Jamais haverá forma de expressar o que isto significa realmente para nós. Convidamos a todo o país a recordá-lo com alegria por tudo o que nos brindou em vida com suas conquistas desportivas”, diz nota do hospital.

O veículo dirigido pelo ex-jogador foi atingido por um ônibus, na madrugada de segunda-feira (11). Rincón sofreu traumatismo craniano, chegou a ser operado, mas não conseguiu se recuperar.

Freddy Eusébio Gustavo Rincón Valencia nasceu em Buenaventura, Colômbia, em 14 de agosto de 1966. Começou a carreira no futebol no Atlético Buenaventura, clube pequeno da cidade. Transferiu-se para o Deportes Tolima e depois se tornou um atleta internacional.

Quando ainda atuava no país, marcou dois gols na goleada histórica da seleção da Colômbia diante da Argentina por 5 a 0, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias da Copa de 1994.

No Brasil, brilhou e conquistou títulos

Após deixar seu país, atuou pelo Palmeiras, onde chegou no início de 1994. Foi destaque do time, que contava com astros como Roberto Carlos, César Sampaio, Zinho, Edílson, Edmundo e Evair. Seis meses após foi para o Napoli, da Itália, e, em seguida, para o lendário Real Madrid.

Voltou para o Palmeiras e, em 1997, foi para o Corinthians. No Parque São Jorge, se tornou um dos maiores volantes da história do clube, atuando ao lado de Vampeta, Marcelinho Carioca e Ricardinho, entre outros.

O time foi bicampeão brasileiro (1998/99), venceu o Paulistão de 99 e o Mundial de Clubes de 2000. Rincón era o capitão da equipe.

"Nada supera a hora em que levantei a taça de campeão do mundo. Foi inesquecível. No instante em que você pega o troféu, vem um sentimento de alívio. Você pensa assim: ‘Ufa, foi sofrido, mas o dever está cumprido’", declarou, em 2011, em entrevista à Gazeta Esportiva. 

Pouco depois, trocou o Timão pelo Santos. Jogou, ainda, no Cruzeiro antes de voltar ao Corinthians.

Após encerrar a carreira de jogador atuou como técnico de São Bento, São José, Iraty e Flamengo-SP, entre 2006 e 2011.

Pela seleção colombiana, disputou três Copas do Mundo: 90, 94 e 98.

Freddy Rincón deixa dois filhos, Sebástian Rincón, jogador do Barracas, da segunda divisão da Argentina, e Freddy Stiven.

Com informações do Globo Esporte