RACISMO

Chamado de “macaco”, Edenilson responde com gols e punho erguido

Jogador afirma ter sofrido injúria racial do português Rafael Ramos, do Corinthians; perito confirmou xingamento através de leitura labial

Edenilson.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en ESPORTE el

O jogador Edenilson, que foi chamado de “macaco” pelo lateral do Corinthians, o português Rafael Ramos, no sábado passado (14), respondeu à injúria com o punho erguido, logo após abrir o placar para o Inter sobre o Independiente Medellín na noite desta terça-feira (17), no Beira-Rio, pela 5ª rodada do Grupo E da Sul-Americana.

David cruzou para Edenilson fazer o gol colorado, aos 18 minutos do primeiro tempo. Na comemoração, o volante tirou a camisa para mostrar a cor da pele e fez o gesto reconhecido no mundo como de combate ao racismo.

Mauricio e Fabricio Bustos se aproximaram e repetiram o gesto. O autor do gol, que foi punido com o cartão amarelo, foi abraçado por todo o grupo.

Edenilson fez mais um gol no segundo tempo da partida, em chute de fora da área de canhota para fechar o placar em 2 a 0 e novamente recebeu o apoio dos companheiros.

Relembre o fato

Durante o jogo entre Inter e Corinthians, na noite de sábado, no Beira-Rio, que terminou em 2 x 2, Edenilson acusou o lateral-direito Rafael Ramos de chamá-lo de "macaco".

O lance aconteceu aos 30 minutos do segundo tempo, e o jogo ficou parado por cerca de quatro minutos. Rafael Ramos foi preso em flagrante por injúria racial, mas liberado após pagamento de fiança de R$ 10 mil. O lateral reiterou em entrevista que não cometeu o crime e disse que foi mal entendido.

Em entrevista à rádio Gaúcha nesta segunda-feira (16) o perito judicial Roberto Meza Niella, especialista em leitura labial e diretor de consultoria pericial, afirmou que após análise das imagens do jogo do sábado (14) conclui que o lateral do Corinthians, Rafael Ramos, cometeu racismo contra o volante Edenílson, do Inter.

"Eles estão de frente para a câmera e é possível ler o posicionamento dos lábios do Ramos. Podemos identificar de forma tênue a frase que todo mundo está dizendo, que é a palavra 'macaco'. E vem na sequência um palavrão que não fica muito claro na definição dos lábios dele. Temos que tomar esse cuidado, mas me parece que é 'do caralho'. A frase completa seria 'macaco do caralho'", disse Niella.

Com informações do Globo Esporte